Mesmo em anos de cão, a idade é apenas um número! Descubra como socializar um cachorro adulto e por que nunca é tarde demais para fazê-lo.
Acreditamos que é possível ensinar truques novos a um cão mais velho, inclusive socialização. Contrariamente à crença popular, é possível socializar um cachorro adulto. Vemos isso acontecer o tempo todo!
Se você acha que seu cão pode precisar de socialização, está no lugar certo. Continue lendo para aprender como ajudar seu cão a fazer amigos, tanto caninos quanto humanos. Você descobrirá que a socialização de cães não é apenas boa para seu cachorro, mas também é ótima para sua tranquilidade mental!
O que é socialização de cães?
A socialização de cães é o processo de fazer com que seu amigão se sinta confortável na presença de outros cães, ao redor de novas pessoas e em ambientes e situações desconhecidos. A socialização trata-se de adquirir experiências. Compreender o mundo ao seu redor ajuda seu cão a viver uma vida mais feliz e relaxada.
É mais fácil socializar filhotes, pois eles são destemidos e curiosos. Tudo é novo para eles. Eles ainda não desenvolveram sentimentos negativos em relação a pessoas, lugares ou outros animais. Embora seja um pouco mais desafiador socializar cães mais velhos, ainda é muito possível!
Meu cachorro precisa ser socializado?
Nem todos os cães têm o luxo de serem socializados quando filhotes. Por exemplo, muitos latidos são adotados bem depois de seus dias de filhote, entrando em seus novos lares sem uma socialização adequada.
Às vezes, a oportunidade de socialização simplesmente está fora de nossas patas e mãos. O recente lockdown impediu que muitos filhotes ganhassem novas experiências no mundo.
Seja qual for a circunstância, alguns cães perdem o período ideal para a socialização, que vai de sete semanas a quatro meses. Alguns cães aprendem algumas lições em socialização, mas elas simplesmente não ficam. (Você logo aprenderá que a repetição é fundamental!) Alguns cães têm habilidades sociais, mas as perdem devido ao isolamento. (Continuação também é fundamental!)
Aqui estão alguns sinais reveladores de que seu cão adulto precisa ser socializado:
- Eles estão com medo ou agressivos em relação a pessoas ou outros animais
- Eles recuam ou levantam o pelo (cabelo das costas) quando você ou outra pessoa se aproxima
- Eles estão nervosos durante os passeios
- Eles são tímidos em relação a outros cães ou pessoas
- Eles podem ficar excessivamente excitados e causar ansiedade em outros animais de estimação ou pessoas Se o seu cão estiver mostrando algum desses comportamentos, é hora de começar a socializar! Embora o processo possa parecer intimidante, ele será, no final das contas, uma experiência gratificante de união para você e seu filhote de pelo. Agora, vamos ver como socializar um cão adulto.
Como socializar um cachorro adulto
De acordo com a Dr. Marty Pets, socializar um cão adulto é mais desafiador do que socializar um filhote porque você não está começando com uma tela em branco. Cães mais velhos são mais hesitantes em aceitar novas experiências. Para combater esse obstáculo, o Dr. Marty recomenda introduzir gatilhos potenciais e então recompensar o comportamento calmo com uma mistura de petiscos e elogios.
Aqui estão algumas maneiras de socializar um cão adulto:
- Faça passeios para absorver as vistas, cheiros e sons do bairro.
- Apresente seu cão a outro cão adulto, como durante um passeio agradável e relaxado.
- Apresente seu cão a outro humano adulto, convidando um amigo para visitar.
- Apresente seu cão a filhotes e crianças.
- Visite parques para cães em um ritmo lento e tranquilo.
- Participe de creches para cães para que seu cão possa mostrar suas novas habilidades sociais.
Dica: Comece Devagar
A última coisa que você quer é sobrecarregar seu cãozinho. Antes de apresentar um novo animal de estimação, pessoa ou lugar, certifique-se de que seu cão está se sentindo calmo. Nos primeiros dias de socialização, garanta que seu cão esteja em um ambiente controlado onde você possa intervir se necessário. É útil para o seu cão conhecer comandos como “venha”, para que você possa chamar a atenção deles em situações potencialmente estressantes.
Dica: Mantenha-se Positivo
Esteja preparado para dar ao seu cão os elogios e petiscos que ele merece pelo bom comportamento. Não é fácil quebrar velhos hábitos! Ficar sociável pode ser um pouco difícil para o seu cãozinho, então certifique-se de que eles se sintam incentivados.
Passo 1: Faça Passeios
Os passeios não são apenas ótimos para exercícios, mas também para socialização. Observar todas as vistas, cheiros e sons do bairro é uma parte importante da socialização. Se você encontrar uma situação estressante, simplesmente vire e volte para casa.
Não se esqueça de trazer petiscos para recompensar interações positivas com outros cães e humanos!
Passo 2: Apresente Seu Cão a Outro Cão Adulto
Se seu cão não passou muito tempo perto de outros animais, é hora de apresentá-lo a um companheiro canino. Uma boa maneira de fazer isso é através de uma atividade familiar: passear.
Encontre-se com um amigo e seu cão para um passeio agradável e relaxado. Permita bastante espaço entre os dois cães. Se seu cão permanecer calmo e educado, recompense-o com um petisco!
Quando o passeio terminar e ambos os cães parecerem relaxados, permita que eles cheirem um ao outro com as coleiras ainda ligadas. Recompense interações positivas com um petisco!
Neste ponto, seu cão pode ter terminado de socializar por hoje. No entanto, se ambos estiverem se sentindo bem sobre o novo amigo peludo, vocês podem ir para uma área cercada e tentar deixar os cães se observarem à distância. Se todos se mantiverem tranquilos, avance para interações com coleira, depois sem coleira, recompensando bom comportamento com petiscos a cada passo do caminho.
Se seu cão se divertir, continue tendo encontros regulares de brincadeira com esse cão, e faça com que cada um seja mais longo que o anterior!
Passo 3: Apresente Seu Cão a um Ser Humano Adulto
Alguns cães que têm medo de sua própria espécie são grandes fãs de humanos. No entanto, se esse não for o caso do seu cão, você vai querer que ele se dê bem com pessoas. Com petiscos, é simples.
Convide um amigo para sua casa e peça a ele que ignore seu cão no início. Se seu cão permanecer calmo, recompense-o com um petisco. Conforme o par se torna mais confortável um com o outro, permita que seu amigo dê um petisco ao seu cão. Petiscos criam um vínculo inquebrável… Logo, seu amigo também será amigo do seu cão.
Quanto mais amigos, melhor. Certifique-se de continuar introduzindo lentamente novas pessoas ao seu cão. Comece com indivíduos e, em seguida, você pode progredir para grupos.
Passo 4: Apresente Seu Cão a Filhotes e Crianças
Se seu cão se dá bem com cães adultos e humanos, ele está pronto para a exposição a filhotes e crianças. Você pode seguir os mesmos passos que fez para adultos e humanos, apenas tenha em mente que a experiência será diferente.
Filhotes são menos previsíveis do que cães adultos, então leve as interações devagar e permita bastante espaço entre seu cão e o pequenino. Certifique-se de que os filhotes que seu cão conhece estejam totalmente vacinados. Esses encontros de brincadeira são um ganha-ganha, pois ajudam seu cão a desenvolver habilidades sociais e dão ao filhote uma boa impressão de cães adultos.
Assim como filhotes, crianças são menos previsíveis do que adultos. Antes de apresentar seu cão a uma criança, certifique-se de que todos estejam calmos e de bom humor. Supervisione cada movimento e não permita nenhum toque ou interação até que todos estejam confortáveis um com o outro. Mais uma vez, os petiscos são indispensáveis!
Para a segurança de todos, é extremamente importante que seu cão se comporte bem perto de filhotes e crianças. Você quer que seu cão seja aquele em quem os pais de bebês de pele e de penas possam confiar.
Passo 5: Visite Parques para Cães
Assim que você estiver confiante de que seu cão pode se socializar em ambientes controlados, você pode ir ao parque para cães. Mas, não tão rápido. Em sua primeira visita, não entre na cerca. Mantenha seu cão na coleira e simplesmente mostre a eles o que está acontecendo no parque. Se seu cão se mostrar confortável, você pode entrar na cerca em sua próxima visita – mas mantenha-os na coleira até ter certeza de que eles se sintam relaxados.
Não se esqueça de recompensar seu bom comportamento com petiscos!
Benefícios de Socializar Seu Cão Adulto
É óbvio que socializar seu cão adulto melhorará tremendamente sua vida! Eles serão mais felizes, mais confortáveis e mais relaxados todos os dias. Isso é muito importante para o bem-estar deles. No entanto, há alguns benefícios adicionais que você pode não ter considerado.
- Você Tem Tranquilidade
É reconfortante saber que seu cão se comportará ao redor de crianças, estranhos e outros animais de estimação. As chances deles fugirem devido ao desconforto são muito, muito menores do que se eles não fossem socializados.
- Você Pode Ampliar a Família
Se seu cão está socializado, é muito mais fácil adicionar outro cão ou qualquer tipo de animal de estimação à família. Ainda mais importante, é também muito mais fácil adicionar crianças à família!
- Você Cria Melhores Amigos para Sempre
Os cães podem depender uns dos outros e muitas vezes precisam um do outro. Se seu cão está socializado e você pode adicionar outro peludo à família, você pode criar um vínculo que dura a vida toda de ambos. Esse tipo de vínculo não é apenas doce, mas também prático. Se um cão ficar mais velho e começar a perder alguns dos seus sentidos, o cão mais jovem pode ser seu guia nas atividades do dia a dia.
- Você Pode Fazer Festas
Quer dar uma festa em sua casa? Você pode! E, contanto que eles queiram, seu cão pode participar de toda a ação.
Pronto para Socializar Seu Cão?
Nunca é tarde demais para socializar um cão adulto. Se seu peludo falta experiência no mundo, leve-os para fora e comece hoje mesmo. Desejamos a você toda a sorte.
Redatora e mente criativa por trás do blog Universo dos Cães. O objetivo é compartilhar dicas úteis e histórias encantadoras sobre o mundo dos nossos amigos de quatro patas.