Pular para o conteúdo

Meu cachorro está bravo comigo?

Você acabou de chegar em casa depois de um longo dia. Mas ao invés de te receber na porta com os habituais beijos molhados e abanadas de rabo, seu cachorro fica encolhido na sua cadeira favorita, te observando. O que está acontecendo? Você se faz a pergunta “Será que meu cachorro está bravo comigo?”

Enquanto os especialistas sabem que os cachorros experimentam uma gama completa de emoções primárias mamíferas, incluindo raiva, a pesquisa sobre emoções secundárias em cachorros ainda é relativamente recente.

🐾Inscreva-se e receba novidades para seu cão diretamente na sua caixa de entrada!🐾

Para simplificar, os especialistas não compreendem completamente como os cachorros podem experimentar e expressar emoções mais complexas como ressentimento.

Claro, os cachorros podem certamente ficar com raiva! Dito isso, os sinais que você pode interpretar como eles estarem bravos com você — como rosnados, te ignorar ou não querer carinho — podem na verdade significar que estão respondendo a uma mudança em seu ambiente.

Aqui estão maneiras de reconhecer sinais de irritação ou desconforto em seu cachorro, além do que você pode fazer para ajudar.

3 Sinais de que seu Cachorro Não Está Feliz

Mudanças na linguagem corporal ou comportamento do seu cachorro podem indicar algo errado. No entanto, isso não significa necessariamente que ele esteja bravo com você.

Aqui estão alguns sinais para prestar atenção e algumas explicações para esses comportamentos.

Linguagem corporal

Se você perceber seu cachorro lambendo os lábios, bocejando excessivamente e desviando o olhar (às vezes chamado de “olho de baleia”), pode parecer que ele está irritado.

Essas expressões geralmente indicam ansiedade, no entanto, e os cachorros podem usá-las em resposta a uma situação estressante. Você pode tentar acalmar um filhote ansioso oferecendo um petisco, falando calmamente e dando um pouco de espaço.

Vocalizações

Cachorros emitem muitos sons, e nem sempre significam a mesma coisa! Rosnar é um som que pode ter vários significados.

Por exemplo, rosnar pode significar que seu cachorro quer que você recue e lhe dê algum espaço, especialmente se você o seguiu para outro cômodo depois que ele saiu. Isso não significa automaticamente que ele está bravo — apenas que ele quer um tempo sozinho.

Mas os cachorros também rosnam quando estão felizes e querem brincar com você. É importante prestar atenção em outras pistas de seu comportamento para entender o que estão tentando comunicar.

Saiba se seu cachorro está bravo com você

Mudanças de Comportamento

Pierce observa que os pais de animais de estimação devem ser cautelosos ao atribuir uma emoção específica aos seus cachorros, pois nem sempre é possível interpretar os sentimentos de um cachorro pelo seu comportamento.

Algumas mudanças de comportamento para ficar atento e suas possíveis causas:

  • Eles estão te ignorando: Se seu cachorro parece distante ou menos interessado nos carinhos e abraços usuais, pode estar cansado ou não se sentindo bem. Essa mudança de comportamento também pode ser um sinal de depressão, que pode afetar os cachorros após uma grande mudança de vida — como a perda de um tutor ou outro animal de estimação, ou a adição de um novo membro da família.
  • Estão menos afetuosos: Seu cachorro geralmente adora se aconchegar e lamber você, mas de repente parece distante? Eles podem estar doentes ou machucados. Cachorros frequentemente tentam esconder o desconforto, então se eles de repente não parecem como de costume, vale a pena examiná-los ou entrar em contato com seu veterinário.
  • Estão se escondendo: Cachorros frequentemente se escondem quando estão nervosos ou com medo de algo. Você provavelmente já percebeu esse comportamento durante fogos de artifício ou uma tempestade barulhenta — ou quando você tira o aspirador de pó. Se seu cachorro se esconde muito, pode ser útil observar outros sinais possíveis de estresse.
  • Fazendo xixi dentro de casa: Cachorros não fazem xixi dentro de casa para te provocar ou porque querem te irritar. Esse comportamento também ocorre devido ao estresse ou ansiedade. Cachorros têm mais chances de urinar dentro de casa ao lidar com uma mudança repentina na vida, como a adição de outro animal de estimação, ou ao lidar com ansiedade de separação.
  • Mastigação destrutiva: Um cachorro destrutivo está mais provavelmente entediado ou ansioso, não bravo! Se você notar que seu cachorro está destruindo coisas em casa, considere dar a ele algo para mastigar ou brincar enquanto você está fora. Comportamentos destrutivos também são um sinal de ansiedade de separação.

Quando Consultar um Veterinário Sobre a Raiva do Seu Cachorro

Quaisquer mudanças repentinas no comportamento do seu cachorro são motivo de preocupação — especialmente porque muitos dos comportamentos que as pessoas interpretam como raiva ou irritação são sinais de dor.

Sinais de dor em cachorros incluem:

  • Agressão em relação a pessoas ou outros animais de estimação
  • Rosnados ou mostrar os dentes
  • Isolamento
  • Falta de vontade de brincar
  • Incontinência

Se você notar algum desses comportamentos, é melhor entrar em contato imediatamente com seu veterinário. Eles podem verificar a saúde do seu cachorro e ajudar a encontrar a fonte do desconforto.

O Que Faz um Cachorro Ficar Bravo Com Você?

Cachorros experimentam tanto raiva, uma forma mais intensa de irritação, quanto medo. Essas emoções primárias estão intimamente ligadas.

É natural os cachorros sentirem raiva em relação a alguém que os ataca ou os restringe — dois comportamentos que ativam a resposta de “lutar ou fugir”.

Geralmente, você não precisa se preocupar com seu cachorro ficando bravo com você por coisas que não desencadeiam sinais de luta ou fuga, como economizar petiscos ou deixá-los em casa quando você vai trabalhar. (Claro, eles sentiram sua falta! Mas provavelmente estão apenas felizes por você ter voltado para casa.)

Pierce observa que a linguagem corporal de um cachorro bravo ou ameaçado incluirá orelhas achatadas, dentes à mostra e lambidas frequentes nos lábios.

Ela recomenda que os pais de cachorros aprendam a maneira correta de responder a um cachorro irritado: Seja extremamente cauteloso, evite se aproximar e não os provoque ainda mais.

Meu cachorro está bravo comigo

Como Melhorar o Humor do seu Cachorro

Agora que você tem uma melhor compreensão do que causa certos comportamentos caninos, você pode tomar medidas para ajudá-los a se sentir melhor!

Se você já levou seu cachorro ao veterinário e sabe que ele não está doente ou com dor, você pode trabalhar para abordar as outras possíveis causas da infelicidade do seu cachorro.

  • Depressão: Se seu cachorro parece estar para baixo, você pode tentar melhorar o humor dele com atividades enriquecedoras como passeios, quebra-cabeças de comida e encontros de brincadeira com outros filhotes.
  • Estresse: Remover seu cachorro de qualquer ambiente que cause estresse pode ajudá-lo a se acalmar. Além disso, um brinquedo dispensador de petiscos pode ajudar a distrair seu cachorro quando você não pode evitar completamente situações estressantes, como um passeio de carro ou a visita de alguém.
  • Mastigação destrutiva: Cachorros de alta energia podem precisar apenas de mais exercício. Se você precisar de ajuda para garantir a atividade diária do seu cachorro, o Rover pode te ajudar. Agende um passeador ou cuidador de animais de estimação confiável na sua região para ajudá-lo hoje.
  • Ansiedade de separação: Um treinador ou behaviorista pode ajudá-lo a lidar com a ansiedade de separação e oferecer orientação sobre como acalmar esse tipo específico de estresse. Para casos extremos de ansiedade de separação, seu veterinário pode recomendar medicamentos anti-ansiedade.

Às vezes, seu cachorro pode apenas querer relaxar sozinho — assim como você! Por isso, é uma boa ideia proporcionar um espaço seguro na sua casa para que eles possam se retirar quando precisarem de um tempo sozinhos. Evite tocá-los ou interagir com eles quando eles estiverem nesse espaço.

Na maioria dos casos, prestar atenção na comunicação e na linguagem corporal do seu cachorro pode ajudá-lo a entender o humor e as necessidades dele, o que pode ajudar a desenvolver e fortalecer seu vínculo.

E lembre-se, mesmo quando seu cachorro precisa de um tempo, eles provavelmente não estão brabos com você, e eles ainda te amam.

Compartilhar
0 0 votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários