Quer ter uma casa bonita, mas seu animal de estimação continua mastigando e arranhando suas coisas até destruí-las—ou pior, fazendo xixi em tudo? Confira estas dicas e truques de especialistas em animais para Evitar que seu Cachorro Destrua Móveis e Objetos.
Como prevenir que seu cachorro destrua móveis e objetos:
1. Não surte.
Os animais têm memórias muito curtas, então eles não vão conectar o comportamento ruim passado—mesmo que tenha sido há apenas dois minutos—com seus gritos ou outra forma de punição, de acordo com os especialistas da ASPCA. Em outras palavras, ficar furioso quando você encontra algo destruído não vai adiantar nada. “Se você não pegar seu cão no ato [de fazer xixi] mas encontrar um acidente depois, não faça nada com ele”, aconselha a ASPCA.
2. Corrija o comportamento inadequado corretamente.
Mesmo se você pegar seu cão mastigando seus sapatos favoritos, você ainda não deve surtar. (Sabemos que é mais fácil falar do que fazer!) Descontar sua raiva pode desequilibrar ainda mais seu cão e levá-lo a procurar outro objeto para mastigar para se acalmar, diz o encantador de cães Cesar Milan. “Use uma correção leve no pescoço ou nas ancas para desviar a atenção do seu cão do objeto. Depois, use sua energia e linguagem corporal para comunicar ao seu cão que o objeto é seu.”
Se você pegar seu cão no ato de fazer xixi dentro de casa, bata palmas alto—o suficiente para assustá-lo, sugere a ASPCA. Se assustada, seu cachorro deve parar no meio do fluxo, dando-lhe a chance de imediatamente levá-lo ou carregá-lo para fora—gentilmente e encorajando-o. Deixe-o terminar lá fora e então recompense-o com elogios felizes e um ou dois petiscos.
3. Elimine problemas médicos.
É importante descobrir se o mau comportamento é resultado de um problema físico que seu animal de estimação está enfrentando e que talvez não consiga controlar. Segundo a ASPCA, um cão pode fazer xixi dentro de casa devido a problemas de incontinência, mudanças na dieta, medicações, dificuldades relacionadas à idade, problemas gastrointestinais ou questões de ansiedade.
Mastigação e arranhões por cães também podem ter raízes em problemas médicos, então converse com seu veterinário sobre qualquer mudança no comportamento.
4. Faça suas coisas bonitas parecerem e cheirarem mal (para seu animal de estimação).
Use o extraordinário sentido de olfato do seu animal de estimação contra ele para tornar o comportamento de mastigar ou arranhar muito menos agradável. Para cães, móveis e outros itens podem ser revestidos com um spray anti-mordida para torná-los desagradáveis. A Humane Society adverte que você deve supervisionar seu cão quando tentar usar um desses spray anti-mordida pela primeira vez: “Alguns cães vão mastigar um objeto mesmo que esteja revestido com um spray anti-mordida. Além disso, saiba que é necessário reaplicar alguns desses sprays para manter sua eficácia.”
5. Configure armadilhas.
Se seu animal de estimação for realmente persistente, intensifique seus métodos com armadilhas. Coloque uma lata de refrigerante com moedas no móvel favorito do seu cão. Quando ele se aproximar novamente, a lata fará um barulho desagradável. Prenda um alarme de maçaneta nas cortinas para que o alarme soe toda vez que seu cachorro tentar usar as cortinas como escada. Você também pode tentar colar balões inflados nas áreas problemáticas.
6. Dê a eles algumas coisas aceitáveis para destruir.
Animais de estimação serão sempre animais de estimação, então você precisa dar a eles opções adequadas (não sapatos) para mastigar e arranhar, que são comportamentos naturais e imutáveis. Segundo a Perfect Paws, você deve espalhar uma grande variedade de brinquedos pelo espaço do cão, incluindo brinquedos particularmente atraentes, como couro cru e ossos de tutano longo embebidos em sopas saborizadas.
Depois que secarem, dê um sabor diferente ao filhote cada vez que você o deixar sozinho. Ossos de tutano esterilizados e brinquedos Kong podem ser recheados com petiscos de fígado ou queijo, proporcionando horas de entretenimento enquanto o filhote tenta extrair os petiscos do brinquedo.
7. Aumente seu envolvimento com seu animal de estimação.
Temos certeza de que você é um dono fantástico para o seu cachorro, mas às vezes cães precisam de um pouco de atenção extra. Os especialistas da Pet Health Network sugerem garantir que você está atenda às necessidades físicas e mentais do seu animal de estimação: “Se seu cão adora correr, então certifique-se de dar a ele bastante tempo para liberar essa energia física. Mas também envolva o cérebro dele, seja através de algum treinamento de obediência (aprender um novo truque pode realmente consumir muita energia de um cão) ou resolvendo um problema (como tirar comida de um brinquedo projetado para segurar um pouco de ração).”
Além disso, lembre-se de que seu cão precisa de coisas diferentes em diferentes idades. “Filhotes se cansam rapidamente e rajadas curtas de atividade mental ou física intercaladas com sonecas podem funcionar perfeitamente”, dizem eles. “Cães adultos jovens podem precisar de períodos prolongados e mais intensos de estimulação. E nossos amigos idosos podem precisar de algo totalmente diferente.”
8. Avalie suas expectativas.
Encare a realidade: se você deixar seu cão sozinho por 12 horas, você vai encontrar urina e fezes no chão. E se você estiver ausente por mais de quatro horas seguidas, considere pedir a um vizinho ou contratar um passeador de cães para levar seu cão para um passeio no meio do dia.
Além disso, limpe qualquer acidente com um limpador enzimático projetado para limpar urina de animais de estimação, diz a ASPCA. Isso minimizará odores que podem atrair seu animal de volta aos mesmos locais para eliminar novamente. (Não limpe os acidentes com um limpador à base de amônia, pois a urina contém amônia.)
9. Compre acessórios para pets que sejam estilosos e funcionais.
Você tem um animal de estimação, e isso significa que sua sala de estar não vai parecer uma sala digna de capa de revista. Vai ter coisas de pet nela—brinquedos, coleiras, etc. A boa notícia é que existem opções estilosas para todos esses itens.
Redatora e mente criativa por trás do blog Universo dos Cães. O objetivo é compartilhar dicas úteis e histórias encantadoras sobre o mundo dos nossos amigos de quatro patas.