Os cães compartilham muitas das mesmas emoções que as pessoas, incluindo sentir-se ansiosos. E se você já teve um caso de nervosismo, entenderá que a ansiedade canina é extremamente difícil para o seu pet. Ela pode sobrecarregá-los, deixá-los paralisados e impossibilitar que aprendam ou respondam a comandos. Além disso, a ansiedade canina é responsável por muitos comportamentos problemáticos, desde destruir a casa quando estão sozinhos até avançar em estranhos na rua.
Mas como você pode acalmar a ansiedade do seu cachorro? Seja medo de outros cães, incapacidade de ficar sozinho ou estresse durante uma tempestade, estas 10 dicas ajudarão a acalmar um cão ansioso e até mesmo potencialmente mudar sua resposta emocional de negativa para positiva.
1. Para Acalmar a Ansiedade do Seu Cachorro, Entenda o “porquê”.
Existem vários tipos de medos e fobias caninas que podem levar a comportamentos ansiosos. A ansiedade canina também pode ser causada pela falta de socialização enquanto o cão é um filhote. Até mesmo cães idosos com declínio cognitivo podem apresentar ansiedade como sintoma. Como há muitas causas subjacentes para a ansiedade canina, você não pode resolver o problema de forma eficaz sem entender sua origem. Observe seu cão, anote os gatilhos de ansiedade e considere suas experiências passadas. Por fim, consulte seu veterinário para descartar condições de saúde que possam estar contribuindo para o problema.
2. Reconheça os Primeiros Sinais de Ansiedade
Embora nunca seja tarde demais para ajudar seu cão, quanto mais tempo eles experimentarem ansiedade, mais desafiador pode ser o tratamento. Você deve intervir o mais cedo possível, em vez de deixar seu cão sofrer. Também é importante intervir rapidamente no momento certo. Não permita que as emoções do seu cão se intensifiquem além do ponto de retorno. Aprenda a ler a linguagem corporal do seu cão para identificar os primeiros sinais de estresse, como lamber os lábios ou orelhas puxadas para trás. Em seguida, seja mudando de direção durante o passeio ou distraindo seu cão, aja rapidamente para mudar a situação e aliviar o desconforto do seu cão.
3. Construa a Confiança do seu Cão
Quanto mais confiante seu cão se sentir, melhor ele conseguirá lidar com situações que desencadeiam seu medo. Uma maneira de aumentar a confiança do seu cão é proporcionar uma rotina consistente para que ele possa prever quando vai comer, passear, brincar, etc. Também é útil não fornecer recursos de forma aleatória. Ensine seu cão a conquistar o que deseja. Por exemplo, peça para seu cão sentar antes de colocar a tigela de comida, prender a coleira, entre outras coisas. Isso dará ao seu cão um senso de controle sobre seu ambiente e, portanto, reduzirá a ansiedade. Por fim, considere tentar um esporte canino como a agilidade. Seu cão aprenderá que pode enfrentar desafios maiores do que imaginava.
4. Ensine seu Cão a Relaxar
Ensinar seu cão a relaxar sob comando é uma parte prática do ensino de autocontrole emocional. A ideia é que seu cão aprenda a relaxar quando você solicitar. Naturalmente, a capacidade do seu cão de cumprir isso diminuirá quanto mais nervoso ele estiver, então use isso antecipadamente ou antes que o nível de ansiedade fique muito alto.
Primeiro, ensine seu cão a relaxar em uma situação calma sem distrações. Uma maneira de fazer isso é interromper uma sessão suave de brincadeira e pedir para seu cão sentar ou deitar. Quando eles o fizerem, elogie e recompense-os silenciosamente e então retome o jogo para reforçar ainda mais a recompensa. Quando eles entenderem, pare o jogo e espere que eles se sentem ou deitem por conta própria. Quando o fizerem, ofereça suas recompensas. Agora que você pode prever o comportamento deles, adicione um comando como “relaxar” ou “acalmar”. Então é hora de aumentar a duração do relaxamento e a intensidade do jogo antes de adicionar lentamente distrações.
5. Crie um Lugar Seguro e Calmo para seu Cão
Cães ansiosos se beneficiam de um lugar seguro que eles associem a coisas positivas – petiscos, brinquedos ou descanso tranquilo. Uma cama ou tapete para cães é perfeito para isso porque é portátil, o que significa que você pode levar essa segurança quando estiver fora de casa. O tapete pode ser usado no consultório veterinário, no carro ou na casa de um amigo para ajudar seu cão a se sentir calmo e seguro.
Depois de ensinar seu cão a amar aquele lugar seguro ao associá-lo com recompensas e experiências agradáveis, treine seu cão para ir ao seu lugar quando solicitado. Comece próximo à cama em um quarto tranquilo e, gradualmente, aumente a distância da cama e a duração que eles permanecerão lá antes de adicionar distrações. Seu objetivo é ter uma estação de relaxamento portátil para enviar seu cão sempre que eles estiverem em uma situação ansiosa.
6. Dê Muitas Opções de Atividades Quando Estiverem Sozinhos
Os cães são criaturas sociais que gostam de estar perto de seus humanos, e para alguns, ficar sozinho causa ansiedade de separação. Ensinar seu cão a ficar sozinho pode ajudar muito a prevenir a ansiedade. Também é importante oferecer muitas coisas para eles fazerem enquanto estão sozinhos. Dê a eles um osso para roer favorito ou um brinquedo recheado com comida para mantê-los ocupados. Considere também usar brinquedos de quebra-cabeça que exercitam a mente do seu cão. Por fim, alguns cães gostam do ruído de fundo de uma TV ou rádio para que não se sintam tão sozinhos.
7. Jogos Calmantes
Os jogos podem ser uma ótima maneira de acalmar os nervos do seu cão e distraí-los dos gatilhos de ansiedade. Considere jogos tranquilos que estimulem o cérebro do seu cão em vez de deixá-los agitados com brincadeiras brutas ou atividades de alta energia. Experimente espalhar comida pelo chão para seu cão farejar ou colocar petiscos atrás de móveis ou almofadas em um jogo canino de esconde-esconde.
Tapetes farejadores também incentivam seu cão a procurar comida escondida, e tapetes para lamber são especialmente úteis se o banho ou a tosa estressarem seu cão. Por fim, considere usar o treinamento como um jogo. Exercícios como mirar o nariz ou “olhe para mim” são fáceis e divertidos para seu cão, então podem funcionar bem durante situações tensas.
8. Use a Dessensibilização e Contracondicionamento
Outra maneira de ajudar seu cão é mudar sua resposta ansiosa para algo mais agradável usando a dessensibilização e o contracondicionamento. Pode ser ajudar seu cão a relaxar perto de outros cães ou ouvir fogos de artifício calmamente – desde que você identifique o gatilho, pode mudar a reação do seu cão de negativa para positiva. Para obter melhorias, é importante proceder no ritmo do seu cão e dividir o procedimento em pequenos passos. É uma técnica poderosa, então não hesite em buscar a ajuda de um treinador profissional de cães ou behaviorista animal.
9. Nunca Puna Depois do Fato
A punição só serve para aumentar a ansiedade do seu cão. Se aplicada no momento, como quando seu cão reativo avança em um estranho na rua, seu cão pode associar a punição ao gatilho. Isso só vai convencê-los de que estavam certos em ficar ansiosos desde o início. Portanto, embora a punição possa suprimir o avanço, a resposta emocional negativa do seu cão se fortalecerá.
E aplicar punição após o fato fará seu cão ficar ansioso ao seu redor. Por exemplo, se você chegar em casa e encontrar sua propriedade destruída, é tarde demais para fazer qualquer coisa a respeito. Seu cão não vai se lembrar do que mastigou horas atrás e agora você parece estar zangado do nada. Não importa o quanto você mostre ao seu cão o estrago ou explique em palavras, sua reação não parecerá razoável do ponto de vista do seu cão.
10. Nunca Force seu Cão a Enfrentar seus Medos
Você pode sentir vontade de forçar seu cão a enfrentar seus medos. Não faça isso! Conhecido como inundação, essa técnica faz com que o cão entre em pânico até que ele esteja tão exausto que finalmente perceba que nada de ruim realmente aconteceu. Seria o equivalente a colocar uma pessoa com medo de aranhas em uma banheira cheia de tarântulas até que sua fobia desaparecesse. Parece aterrorizante, não é? Embora às vezes a inundação possa ser eficaz, é impossível saber isso antecipadamente. E se não funcionar, você terá tornado o problema exponencialmente pior. Em vez disso, use as dicas acima para evitar o risco de intensificar a ansiedade do seu cão.
Se precisar de conselhos e dicas mais completas de especialistas de treinadores experientes ou tiver outras perguntas sobre treinamento de cães, conheça nosso E-book “Meu amigo obediente”.
Redatora e mente criativa por trás do blog Universo dos Cães. O objetivo é compartilhar dicas úteis e histórias encantadoras sobre o mundo dos nossos amigos de quatro patas.