Pular para o conteúdo

Como Ensinar Seu Filhote a Andar com Coleira

Como novo tutor de filhotes, você provavelmente sonhou em desfrutar de passeios tranquilos e adoráveis com seu filhote passeando pelo bairro. Mas se você já tentou isso, provavelmente percebeu que não é tão tranquilo quanto pensava originalmente! Passear é uma ótima atividade que permite ao seu filhote experimentar novos cheiros e estímulos, proporciona exercícios e ajuda a fortalecer o vínculo entre vocês. Então, como fazer seu filhote andar educadamente com coleira? Aqui está como!

Filhotes naturalmente andam mais rápido e têm um impulso curioso – é um mundo grande e novo para eles! Embora você possa estar ansioso para levar seu filhote para passear imediatamente, os filhotes simplesmente não têm maneiras de andar com coleira inatas. Ensinar seu filhote a andar com coleira requer treinar alguns comandos básicos de obediência, o equipamento certo, paciência e muita prática!

🐾Inscreva-se e receba novidades para seu cão diretamente na sua caixa de entrada!🐾

Apresentando o Peitoral e a Coleira

Antes de dar um passo para fora, equipe seu filhote com o equipamento certo e dê a eles um tempo para se acostumar com isso. Com filhotes jovens, escolha um peitoral de ajuste confortável, que eles possam pisar e prender nas costas. Meça a circunferência deles (use uma fita métrica ao redor da parte mais larga do peito) para encontrar o tamanho apropriado que não seja muito folgado, onde eles possam escapar facilmente, nem muito apertado e desconfortável.

Em seguida, escolha uma coleira com quatro ou seis pés de comprimento. Prenda a coleira no peitoral do seu filhote e, sob sua supervisão, permita que eles usem o peitoral e arrastem a coleira pela casa até se acostumarem a tê-los presos. Você até pode prender a coleira em você mesmo e deixar seu filhote segui-lo pela casa. Fazer esse pequeno exercício ajuda seu filhote a criar a associação de que peitoral e coleira significam que eles podem andar junto com você!

Dica profissional: Preocupado com a coleira se prendendo em coisas dentro de casa? Compre uma coleira de nylon barata e corte a alça na ponta para que fique aberta e não se prenda com tanta facilidade!

Pratique o “Junto” Dentro e Fora de Casa para Ensinar Seu Filhote a Andar com Coleira

Ensinar Seu Filhote a Andar com Coleira

O comando “Junto” refere-se a fazer seu filhote andar ao seu lado ou ao seu calcanhar. Ensinar seu filhote a andar na posição de “Junto” com a coleira frouxa pode ser mais fácil se você já tiver ensinado ao seu filhote alguns comandos básicos anteriormente.

Comece praticando o “Junto” dentro de sua casa. Isso incentivará seu filhote a manter o foco em você, já que eles estão mais acostumados ao ambiente doméstico do que do lado de fora, onde há muitas novidades visuais, sonoras e olfativas! Peça ao seu filhote para sentar ao seu lado, do lado esquerdo ou direito, e mantenha-se fiel a esse lado para caminhá-lo enquanto eles estão aprendendo!

Permanecer consistente com o lado que você escolhe para seu filhote caminhar ajudará eles a aprender sua nova rotina de passeio! Com seu filhote ao seu lado no lado de caminhada preferido e com o petisco favorito na mão, abaixe-o até o nariz deles e, com a perna mais próxima deles, dê um pequeno passo à frente enquanto diz “Junto”. Quando seu filhote seguir seu passo, diga “Bom” e recompense-os com o petisco! No início, são necessários pequenos passos e, se seu filhote começar a avançar rapidamente ou pular, simplesmente recoloque-os em uma posição de sentar ao seu lado usando o alimento para ajudar a atraí-los, se necessário, e comece novamente!

Depois que seu filhote começar a andar com sucesso ao seu lado dentro de casa, comece a levar o exercício de “Junto” para fora, em seu quintal, na garagem ou bem na frente de sua casa. Escolha um local familiar para que seu filhote esteja menos distraído. Continue a mesma rotina de treinamento de “Junto” e comece a estender lentamente o comprimento de sua “caminhada” até que eles permaneçam consistentemente ao seu lado.

Pode levar semanas para fazer a transição do seu filhote de caminhar dentro de casa para fora de sua casa, até finalmente ao redor de seu bairro, então vá com calma e não apresse o processo! Seu filhote precisa de tempo para desenvolver sua memória muscular com o “Junto” e buscar orientação em você à medida que as distrações ao seu redor aumentam com os novos locais.

Certifique-se de ter comida com você o tempo todo enquanto seu filhote estiver aprendendo (você pode reduzir posteriormente!) para ajudar a redirecioná-los das distrações quando necessário. Você também pode precisar usar um petisco de alto valor para os passeios ao ar livre se a comida ou os petiscos normais deles não estiverem funcionando. Pense em algo à base de proteínas que seja extra cheiroso para chamar a atenção deles!

Gerenciando Puxões e Saltos na Coleira

Ensinar Seu Filhote a Andar com Coleira

Pedidos comuns que recebemos na Academia de Filhotes dos proprietários se concentram em como impedir que seu filhote puxe e salte na coleira durante os passeios! Se o seu filhote está exibindo esses comportamentos, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar:

  • Se você já praticou a rotina de “Junto” com seu filhote em casa e do lado de fora e eles ainda estão puxando, há uma chance de que seu filhote esteja simplesmente muito animado e distraído com o que está à frente. Nesta situação, tente manter a atenção do seu filhote em você com uma recompensa de petisco super valiosa! Volte a trabalhar em áreas menos distrativas para construir novamente o foco deles em você, e quando você voltar para áreas mais movimentadas, trabalhe seu filhote em torno dessas distrações a uma distância primeiro, e gradualmente se aproxime. Não esqueça seus petiscos de alto valor para isso!
  • Se seu filhote não estiver prestando atenção em você, não estiver ouvindo e saltar em direção a algo (“Oh, olha outro cachorro!”), tente chamá-los de volta para você enquanto usa uma leve pressão na coleira ao lado deles (não puxe diretamente para trás, pois isso incentiva mais puxões), e vire para andar na direção oposta. Para chamá-los de volta para você quando seu filhote já está distraído, será necessário um pouco mais de entusiasmo e incentivo de sua parte. Sempre que possível, chame seu filhote de volta para você assim que você antecipar um encontro acontecendo onde eles estarão muito distraídos para ouvir você, para manter o foco deles.
  • Mantenha seu filhote com uma coleira curta ao seu lado o máximo possível, com um pouco de folga. Isso ajudará seu filhote a se acostumar a ficar perto de você na posição de “Junto” e ajudará você a manter mais controle e ser capaz de ajustar rapidamente quando necessário nos passeios! Segure um pedaço de comida na frente do nariz deles para atraí-los enquanto você caminha no início, ensinando-os a manter a posição de “Junto”, andando ao seu lado e não puxando à frente.
Ensinar Seu Filhote a Andar com Coleira

O treinamento de “Junto” leva tempo para ser dominado e exigirá prática em vários locais. Mesmo que seu filhote faça um passeio perfeito em casa ou do lado de fora, eles podem exibir puxões ou saltos em um lugar novo!

Se você está tendo dificuldades em ensinar seu filhote a andar calmamente com a coleira frouxa ao seu lado, nosso e-book “Meu amigo Obediente” pode ajudar! Nele, você aprenderá não apenas como ensinar seu filhote a andar na posição de “Junto”, mas também como parar de puxar, controlar o cheirar e como passar por outros cachorros sem que seu filhote fique louco!

Trabalhar nessas rotinas de treinamento de filhotes ajudará seu filhote a aprender a focar em você como líder, longe das distrações, e fortalecerá a linha de comunicação entre vocês dois!

Compartilhar
0 0 votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários