Filhotes adoram cheirar! Mas o que acontece se eles adoram cheirar TUDO e o passeio de quinze minutos entre suas reuniões se transforma em trinta minutos e agora você está atrasado? Aqui estão algumas dicas para passeios mais focados e para impedir que seu filhote fique cheirando tudo durante os passeios!
Cheirar é algo que todos os cães, desde filhotes até cães adultos, fazem para entender o ambiente, marcar suas rotas regulares no bairro e farejar os cheiros familiares deixados por outros cães nesses locais. Farejar também os ajuda a entender se algo, ou algum novo cão, está na área deles.
Vamos deixar claro desde o início: seu filhote sempre vai farejar e não estamos tentando eliminar esse comportamento completamente. É assim que eles se comunicam e entendem o mundo ao seu redor. No entanto, existem algumas maneiras de fazer seu filhote se concentrar em caminhar em vez de parar para farejar a cada poucos metros!
Comece dentro de casa primeiro!
Conseguir chamar a atenção do seu filhote para se concentrar em você em vez dos maravilhosos cheiros ao redor deles começa com ensiná-los a focar em VOCÊ primeiro! Você precisa ser mais relevante para seu filhote do que qualquer outra coisa ao redor deles. Para fazer isso, leva um pouco de tempo, mas dedicar-se agora pode tornar os passeios uma brisa em apenas algumas semanas!
Fazer alguns exercícios simples de treinamento com seu filhote (que vamos detalhar abaixo) pode ajudar a estabelecer esse hábito de seu filhote sempre verificar com você e trabalhar dentro de casa ajudará a eliminar a maioria das distrações!
Desenvolva foco com comida
Usando as refeições do seu filhote, alimente-o na mão com a comida durante 2 semanas, enquanto trabalha em comandos básicos de estação como Sentar e Deitar, e incentive o contato visual trazendo a comida até seus olhos. Recompense-os com a comida cada vez que olharem para você ou executarem o comando! Seu filhote está aprendendo que você é a fonte de comida e que a obtêm quando sua atenção está em você!
Em seguida, adicione movimento caminhando para trás e virando, fazendo com que eles o sigam. Certifique-se de adicionar os comandos e o contato visual enquanto estiver caminhando também! Este é o momento perfeito para começar a praticar o comando “Junto” dentro de casa para que eles se acostumem com boas maneiras de caminhar.
Leve para fora
Depois que seu filhote estiver se saindo bem dentro de casa, é hora de praticar ao ar livre! Mas não se aventure pela vizinhança inteira ainda! Comece bem perto da sua varanda da frente ou calçada para ver como eles se saem, usando comida para chamar sua atenção e atraí-los de volta para você se começarem a se movimentar em direção a cheirar uma área.
À medida que seu filhote melhora, você pode começar a estender lentamente as áreas de passeio para praticar mais e desafiá-los.
Permita que seu filhote cheire locais específicos
Isso pode parecer contraditório, mas acompanhe-nos! Novos proprietários de filhotes frequentemente nos perguntam se devem permitir que seus filhotes cheirem, e a resposta é: claro! A chave é torná-lo baseado em permissão enquanto você está caminhando. Isso mantém o próprio passeio mais como um trabalho para seu filhote fazer, o que ajuda a mantê-los focados.
Nosso conselho: escolha um ou dois locais para seu filhote explorar durante o passeio por um período limitado de tempo. Por exemplo, isso poderia ser por vários segundos no local favorito deles para fazer xixi. Permitir que seu filhote cheire os mesmos locais ao longo do percurso incentivará que eles se concentrem em ir consistentemente para esses locais em vez de farejar sem rumo. Permita que seu filhote faça pequenas pausas para farejar durante o passeio para descomprimir após caminhar ao seu lado em “Junto” e saciar sua curiosidade de cheiros.
Apenas certifique-se de que, ao longo do tempo, eles não comecem a puxar para esses locais! Eles só devem farejar quando você der a palavra de liberação (como “Quebra” ou “Ok”). Se eles começarem a puxar, conforme você se aproxima da área e antecipa que eles estão prestes a ir para lá, peça um “Senta” ou faça uma volta em “Junto” para recuperar o foco deles e faça-os pausar antes de liberá-los para a área.
Depois do tempo permitido para farejar, é hora de voltar para o passeio regular ao seu lado em “Junto”!
Ensine seu filhote a andar na posição de “Junto”
Como mencionamos rapidamente na seção acima, se seu filhote já mostra uma tendência a querer cheirar tudo o que passa, dê a eles algo para se concentrar! O treinamento de “Junto” leva tempo e muita prática dentro e fora de casa para fazer com que seu filhote olhe para você e siga seu exemplo através de distrações.
Felizmente, temos muitos recursos para ajudá-lo a trabalhar no treinamento do “Junto”, com o nosso artigo “Como Ensinar Seu Filhote a Andar com Coleira!”
Use orientação com a coleira e recompensas
Quando você começa a trabalhar em passear com seu filhote do lado de fora e percebe que ele está indo cheirar algo, a coleira do seu filhote será uma ferramenta muito útil. Não queremos dizer para arrastar seu filhote para onde você quer que ele vá, mas sim combinar o comando “Vamos lá!” Com uma suave pressão na direção oposta àquilo que atraiu a atenção do seu filhote. Se você tem praticado isso consistentemente dentro de casa nas últimas semanas, essa memória muscular que seu filhote construiu ajudará muito agora que você está ao ar livre!
No momento em que você perceber seu filhote abaixar a cabeça para o chão, ele pegou um cheiro interessante. Este é o seu sinal para ficar animado, dizer “Vamos lá!” e aplicar levemente pressão na coleira do seu filhote, guiando-o na direção que você deseja que ele vá.
“Vamos lá” é um comando muito motivador e muito mais relaxado e fluido em comparação com “Junto”. Ele deve ser entregue com um tom de voz divertido e animado, o que o torna muito mais cativante para o seu filhote! Embora não pare a vontade do seu filhote de querer parar e farejar, pode ajudá-lo a refocar seu filhote para que você possa passar pelas distrações com mais facilidade. Você pode aprender mais sobre trabalhar com “Vamos lá” em nosso e-book “Meu Amigo Obediente”.
Por fim, não se esqueça dos petiscos! Recomendamos que, sempre que estiver trabalhando no treinamento do seu filhote para andar com coleira do lado de fora pela primeira vez, ou estiver em meio ao treinamento avançado de “Junto”, transforme esses passeios no momento da alimentação do seu filhote. Permita que seu filhote trabalhe por sua comida enquanto aprende boas maneiras.
A adição de recompensas alimentares criará uma experiência positiva para seu filhote e fará com que eles queiram andar com você e tenham menos inclinação para ir em direção a um novo cheiro ou distração! E no caso de seu filhote não parecer interessado em sua comida regular quando estiver fora, use alguns petiscos especiais de alto valor que você reserva apenas para o momento do passeio para despertar o interesse deles e ajudar a trazer o foco de volta para você!
Redatora e mente criativa por trás do blog Universo dos Cães. O objetivo é compartilhar dicas úteis e histórias encantadoras sobre o mundo dos nossos amigos de quatro patas.