Pular para o conteúdo

Ansiedade de Separação em Cachorros: Sinais, causas e prevenção

A ansiedade de separação pode ser evitada com a socialização adequada e treinamento quando o cão ainda é um filhote.

Filhotes devem ser bem socializados com outros animais e pessoas. Eles precisam aprender a passar tempo sozinhos e se entreter com seus brinquedos. Quando você tirar seu filhote do tempo sozinho para socializar com a família, certifique-se de que ele esteja brincando tranquilamente com seus brinquedos. Recompense os comportamentos que você deseja que continuem. Um filhote bem ajustado deve se dar bem sozinho ou com a família e será menos propenso a ter ansiedade de separação no futuro.

Como saber se o problema é ansiedade de separação em cachorros?

A ansiedade de separação descreve cães que geralmente são excessivamente apegados ou dependentes dos membros da família. Eles ficam extremamente ansiosos e mostram comportamentos de angústia, como vocalização, destruição ou sujeira na casa quando separados dos donos. A maioria dos cães com ansiedade de separação tenta ficar perto dos donos, segue-os de cômodo em cômodo e raramente fica ao ar livre sozinho.

🐾Inscreva-se e receba novidades para seu cão diretamente na sua caixa de entrada!🐾

Eles frequentemente começam a mostrar ansiedade assim que os donos se preparam para sair. Muitos, mas não todos, esses cães anseiam por contato físico e atenção dos donos. Durante as partidas ou separações, além de vocalizar, destruir e eliminar, eles podem ficar inquietos, tremer, babar, recusar-se a comer ou ficar quietos e retraídos.

Embora normalmente o comportamento ocorra toda vez que o dono sai, em alguns casos pode acontecer apenas em determinadas saídas, como quando o dono vai trabalhar ou sai novamente após chegar do trabalho. Cães com ansiedade de separação também costumam ficar bastante excitados e agitados quando o dono retorna.

Ansiedade de Separação em Cachorros

A ansiedade de separação pode ser evitada garantindo que os filhotes tenham horários programados para aprender a passar tempo sozinhos em suas próprias caixas ou camas. Alguns cães parecem ter ansiedade de separação, mas têm medo de ficar sozinhos em casa porque algo ruim aconteceu enquanto estavam sozinhos (por exemplo, tempestades, fogos de artifício). Cães que têm tanto ansiedade de separação quanto fobias de ruído ou tempestade precisarão de tratamento para ambos os problemas.

Existem outras razões para o meu cão apresentar esses comportamentos?

Cães com ansiedade de separação vocalizam, tornam-se destrutivos ou eliminam, começando quando os donos se preparam para sair ou logo após a partida. A atividade destrutiva geralmente é focada em pertences dos donos ou nas portas de onde os donos partem ou onde o cão está confinado, e ocorre principalmente logo após a partida. A vocalização é devido ao sofrimento e pode consistir em uivos ou choramingos.

Se o cão destrói, vocaliza ou elimina tanto enquanto os donos estão em casa quanto quando estão fora, outras causas devem ser consideradas primeiro. Cães que eliminam quando os donos estão em casa podem não estar completamente treinados para fazer as necessidades no lugar certo ou podem ter um problema médico. Se a destruição, eliminação e vocalização são mais prováveis de ocorrer quanto mais tempo os donos ficam fora de casa, pode ser que eles estejam sendo deixados sozinhos por muito tempo.

Latidos quando os donos estão fora podem ser devido aos sons de estranhos ou outros animais na propriedade. Alguns cães tentarão escapar ou ficarão extremamente ansiosos quando confinados, de modo que a destrutividade ou sujeira na casa quando um cão está trancado em uma caixa, porão ou lavanderia pode ser devido à ansiedade de confinamento ou barreira e tentativas associadas de fuga.

“…fazer uma gravação de áudio ou clipe de vídeo
do comportamento quando o cão estiver sozinho.”

Esses cães devem ser avaliados para ver se agem da mesma maneira quando estão confinados enquanto o dono está em casa. Em outras situações, o medo ou ansiedade devido a um evento externo (construção, tempestades, fogos de artifício) pode desencadear comportamentos destrutivos.

Cães idosos com problemas médicos, como perda de audição ou visão, condições dolorosas e disfunção cognitiva, podem se tornar mais ansiosos em geral e procurar a atenção do dono para segurança e alívio. Talvez a melhor maneira de determinar se os comportamentos são devido à ansiedade associada à partida do dono seja fazer uma gravação de áudio ou vídeo do comportamento quando o cão estiver sozinho.

Por onde começar?

Antes de começar, certifique-se de que seu cão tenha um ambiente suficientemente enriquecido e uma rotina diária previsível (consulte Usando Enriquecimento, Previsibilidade e Programação para Treinar Seu Cão). Além disso, todas as recompensas devem ser identificadas para garantir que sejam dadas apenas para os comportamentos que você deseja treinar e não para buscar atenção ou seguir. Em outras palavras, você deve usar as próprias recompensas que seu cão está procurando para ensinar comportamento independente e passar tempo relaxando longe de você (consulte Usando Recompensas Previsíveis para Treinar Seu Cão). Até que você consiga que seu cão se acalme e relaxe enquanto você está em casa, ele provavelmente não se acalmará quando você sair.

Os passos que você deve seguir são:

1- Estabeleça uma rotina previsível:

Como seu cão está ansioso, você precisa começar tornando o dia dele mais calmo e previsível, quer você esteja em casa ou fora. Estabeleça uma rotina diária para que seu cão possa começar a prever quando ele pode esperar atenção (incluindo exercício, alimentação, treinamento, brincadeiras e eliminação) e quando deve se preparar para a falta de atenção (quando deve estar dormindo ou brincando com seus brinquedos favoritos). Tente agendar esses momentos de brincadeiras com objetos e cochilos em horários em que você normalmente sairia.

2- Enriquecimento ambiental – atendendo às necessidades do seu cão:

Durante os momentos em que você estiver interagindo com seu cão, certifique-se de atender a todas as suas necessidades de interações sociais, brincadeiras, exercícios, treinamento e eliminação. Você deve iniciar sessões interativas regulares e fornecer atenção suficiente para que, quando cada sessão terminar, seu cão esteja preparado para se acalmar e relaxar. Nesse ponto, novos brinquedos de exploração e mastigação podem ser dados para que seu cão tenha brinquedos novos e motivadores nos quais se concentrar quando for a hora de se acalmar. Brinquedos de alimentação também podem substituir tigelas de comida padrão para tornar a hora da alimentação mais um esforço mental e físico.

3- Estabeleça um protocolo previsível para recompensas:

Se seu cão tem ansiedade de separação, é provável que as recompensas favoritas dele sejam a atenção e a brincadeira que você oferece. Petiscos, comida, brincadeiras e brinquedos de mastigação também podem ser altamente desejáveis.

“Que comportamento meu animal de estimação precisa
aprender e que comportamento
nunca devo reforçar?”

Pegue cada uma das recompensas mais valiosas do seu cão e pergunte a si mesmo: “Que comportamento meu cão precisa aprender?” e “Que comportamento nunca devo reforçar?” Com a ansiedade de separação, é importante recompensar seu cão quando ele se acalma, relaxa e demonstra independência, ao mesmo tempo em que evita reforçar comportamentos de busca por atenção e seguir você constantemente. Portanto, o treinamento deve se concentrar em longas e relaxadas permanências deitado e indo para uma cama ou tapete sob comando.

Se seu cão busca atenção, você deve ignorá-lo completamente até que ele se acalme ou fazê-lo deitar-se ou ir para o tapete. Após tempo suficiente na permanência deitado ou no tapete, dê atenção ou carinho como recompensa. Gradualmente, molde períodos mais longos de falta de atenção antes de dar atenção. O objetivo não é ignorar o cão, mas ignorar comportamentos de busca de atenção. Você quer que seu cão aprenda que comportamento calmo e tranquilo é a única maneira de receber atenção.

4- Treine “acalmar”:

O objetivo do treinamento é que seu cão aprenda a se acalmar confortavelmente ao comando. Concentre-se em fazer seu cão ficar deitado ou deitado em sua cama ou tapete (ou caixa) antes de dar qualquer recompensa. Comportamentos de busca de atenção devem ser ignorados, e todas as interações casuais devem ser evitadas nas primeiras semanas, para que fique claro para você e para seu cão que uma resposta calma consegue recompensas e a busca de atenção não. Pratique permanências deitado e exercícios no tapete usando petiscos, treinamento com clicker ou treinamento com colar de cabeça, o que for mais eficaz. Gradualmente, molde permanências mais longas e tempos mais longos no tapete antes que atenção, carinho, petiscos ou brincadeiras sejam ganhos.

5- Desenvolva uma área e superfície para relaxamento:

Ter um local com cama ou tapete (em um quarto, canil ou caixa) onde seu cão possa aprender a descansar, cochilar, brincar com seus brinquedos ou até mesmo dormir, pode proporcionar uma área segura onde seu cão pode se estabelecer quando você não está em casa. Você pode começar treinando seu cão para ir até a área e gradualmente moldar estadias mais longas e respostas mais relaxadas na área antes de dar recompensas.

Pode ser útil ter uma barricada, amarrar ou caixa que possa ser fechada para garantir que seu cão permaneça na área tempo suficiente em cada sessão antes de ser liberado. Por outro lado, conheça os limites do seu cão; seu cão deve estar calmo e tranquilo ao ser liberado para evitar reforçar comportamentos de choramingar ou latir.

No início, seu cão pode ser levado para esta área como parte de sua rotina de treinamento usando um brinquedo ou petisco como isca, ou usando uma coleira e focinheira. Com o tempo, uma rotina diária deve ser estabelecida onde o cão aprende a deitar em seu tapete após cada exercício, brincadeira e sessão de treinamento para cochilar ou brincar com seus próprios brinquedos. Isso é semelhante à rotina para treinamento de caixote, onde o tapete ou cama se torna a cama ou cercadinho do cão.

Além de brincadeiras, exercícios e sessões de treinamento, concentre-se em dar ao seu cão parte ou todas as suas recompensas (petiscos, brinquedos, petiscos para mastigar, afeto, brinquedos alimentadores) apenas nesta área. Sinais audíveis, como rádio ou TV; odores, como velas de aromaterapia ou uma peça de roupa com o cheiro do dono; e uma cama confortável podem ajudar a promover uma resposta relaxada, pois estão associados à relaxamento e presença do dono (não partida).

6- Trabalhe nas respostas aos comandos simples.

Para alguns cães, também é útil fazê-los conquistar todas as coisas. Isso pode ser tão simples quanto fazer o cão responder a um comando como “senta” antes de receber qualquer coisa que ele queira. Por exemplo, se o seu cão pedir para sair, antes de abrir a porta, o cão recebe o comando “senta” e, uma vez que ele obedecer, a porta é aberta. Esta técnica pode ser usada para qualquer coisa que o cão deseje.

Quando eu precisar sair, o que posso fazer imediatamente para evitar danos?

Esta é uma pergunta extremamente difícil. O objetivo do tratamento é reduzir o nível de ansiedade do seu cão, treinando-o para se sentir confortável em sua ausência. Isso pode ser um processo longo.

“A maioria dos proprietários precisará lidar com
o dano ou vocalização imediatamente.”

No entanto, a maioria dos donos precisará lidar com os danos ou vocalizações imediatamente. Durante o treinamento inicial, pode ser melhor contratar um cuidador de cães, levar seu cão para o trabalho, encontrar um amigo para cuidar do seu cão durante o dia, hospedá-lo durante o dia ou arranjar para tirar um tempo do trabalho durante o treinamento.

O treinamento em caixote ou as técnicas de prova de cães podem funcionar para aqueles cães que já têm uma área onde estão acostumados a ficar confinados. Para cães com ansiedade de separação, os caixotes devem ser usados com cautela porque podem promover tentativas intensas de fuga e podem resultar em lesões bastante graves.

É importante escolher um quarto ou área que não aumente ainda mais a ansiedade do seu cão. A área de dormir ou de alimentação do seu cão pode ser a mais prática. Armadilhas podem também ser usadas para manter o cão longe de áreas problemáticas potenciais. Para a vocalização, medicamentos anti-ansiedade e feromônios também podem ser úteis para uso a curto prazo, até que o dono tenha corrigido efetivamente o problema.

Como posso reeducar meu cão para que ele fique menos ansioso durante as partidas?

Como o problema subjacente é a ansiedade, tente reduzir todas as formas de ansiedade antes da partida, no momento da partida e no momento do retorno. Além disso, seu cão deve aprender a aceitar períodos cada vez mais longos de falta de atenção e separação enquanto você está em casa.

O que deve ser feito antes das partidas?

Antes de qualquer partida prolongada, forneça uma sessão vigorosa de brincadeiras e exercícios. Isso não apenas ajuda a reduzir parte da energia do seu cão e a cansá-lo, mas também proporciona um período de atenção. Uma sessão de treinamento também pode ser uma maneira produtiva de interagir mais e “trabalhar” com seu cão.

Nos últimos 15 a 30 minutos antes da partida, seu cão deve ser ignorado. Seria melhor se seu cão fosse levado para sua área de descanso e relaxamento com um rádio, TV ou vídeo tocando (como mencionado acima). Você pode então se preparar para a partida enquanto seu cão está fora de vista e não ouve. Neste momento, forneça ao seu cão alguns brinquedos motivadores novos para mantê-lo ocupado e distraído antes e durante sua partida.

A chave é evitar o máximo de sinais de partida possível, para que a ansiedade do seu cão não aumente antes de você sair. Escovar os dentes, trocar de roupa para o trabalho ou pegar chaves, bolsa, maleta ou livros escolares, são todas rotinas que podem ser realizadas fora da vista do cão. Você também pode considerar trocar de roupa no trabalho, preparar e fazer uma refeição na noite anterior, ou até mesmo deixar o carro na casa de um vizinho para que seu cão não ouça o carro saindo da garagem.

🐾Inscreva-se e receba novidades para seu cão diretamente na sua caixa de entrada!🐾

“Evite se despedir, pois isso
só servirá para chamar a atenção para a partida.”

Evite se despedir, pois isso só servirá para chamar a atenção para a partida. Outra alternativa é expor seu cão a tantos desses sinais quanto possível enquanto você permanece em casa para que eles não sejam mais preditivos da partida (veja abaixo).

O que devo fazer se eu chegar em casa e encontrar uma bagunça?

Se o seu cão estiver ansioso durante a sua partida, o que levou à destruição ou sujeira na casa, então qualquer coisa que você faça pode aumentar a ansiedade do seu cão, piorando as coisas para futuras saídas, e não corrigirá o que já foi feito. Portanto, tanto punição quanto cumprimentos animados devem ser evitados. Ao chegar em casa, ignore seu cão até que ela se acalme (isso pode levar de 10 a 15 minutos). Seu cão logo aprenderá que quanto mais rápido ela se acalmar, mais rápido receberá sua atenção.

O que pode ser feito para reduzir a ansiedade no momento da partida?

Ao sair, seu cão deve ser mantido ocupado e distraído, de preferência fora de sua vista, para que haja pouco ou nenhum estado de ansiedade. Oferecer petiscos especiais que foram guardados para as partidas e para os exercícios de permanência no tapete pode ajudar a manter seu cão distraído e talvez até mesmo se divertindo enquanto você sai.

Cães que ficam altamente estimulados com comida podem ficar tão intensamente ocupados com um brinquedo de cachorro coberto de manteiga de amendoim, um pedaço fresco de couro cru, um brinquedo de cachorro recheado com fígado e comida para cães, ou alguns petiscos congelados, que podem nem perceber você sair. Certifique-se de que os dispositivos de distração durem o máximo possível para que seu cão continue ocupado até você estar longe.

Petiscos congelados colocados na tigela de comida do seu cão, brinquedos recheados com guloseimas, brinquedos que exigem manipulação e trabalho para obter a recompensa alimentar, brinquedos que permitem mastigação prolongada e comedouros programados que se abrem ao longo do dia são algumas sugestões. Determine o que mais motiva seu cão.

Por exemplo, se um brinquedo específico mantém a atenção do seu cão, forneça dois ou três do mesmo tipo, em vez de brinquedos que não mantenham o interesse do seu cão. Também pode ser útil fornecer parte ou toda a comida do seu cão durante as partidas com algumas surpresas especiais no fundo da tigela. Em raras ocasiões, um segundo animal de estimação pode ajudar a manter o cão ocupado e distraído durante as partidas. Nem comida, nem o segundo animal de estimação são susceptíveis de serem úteis em cães que estão muito ansiosos.

Meu cão começa a ficar ansioso mesmo antes de eu sair. O que posso fazer?

Há uma série de atividades que fazemos consistentemente antes de cada partida. O cão logo aprende a identificar que esses sinais ou sinais significam partida iminente. Por outro lado, alguns cães aprendem que outros sinais indicam que você não está planejando partir (sinais inibidores) e, portanto, podem ajudar o cão a relaxar. Se você puder evitar que seu cão observe qualquer um desses sinais de pré-partida que induzem ansiedade, ou se puder treinar seu cão para que esses sinais não sejam mais preditivos da partida, então a ansiedade será muito reduzida.

Mesmo com os melhores esforços, alguns cães ainda perceberão “sinais” de que o dono está prestes a partir. Treine seu cão para associar esses sinais a situações agradáveis e relaxantes em vez da ansiedade de partida iminente.

Ansiedade de Separação em Cachorros 2

Exponha seu cão a esses sinais enquanto você permanece em casa e seu cão está relaxado ou ocupado de outra forma, eles não devem mais prever a partida. Isso envolve algum treinamento enquanto você está em casa. Pegue os itens (por exemplo, chaves, sapatos, maleta, jaqueta) que normalmente sinalizam sua partida e vá até a porta. No entanto, não saia de casa. O cão estará observando e possivelmente se levantará, mas assim que você guardar tudo, seu cão deverá se deitar.

Então, assim que seu cão estiver calmo, isso é repetido. Apenas 3 a 4 repetições devem ser feitas em um dia e o cão deve estar calmo e quieto antes de apresentar os sinais novamente. Eventualmente, seu cão não prestará atenção a esses sinais (habituados) porque não são mais preditivos de sua partida. Então, seu cão ficará menos ansioso quando você sair.

Como desprogramar seu cachorro para reduzir a dependência e o seguimento?

O aspecto mais importante do reprogramação é ensinar ao seu cão a ser independente e relaxado na sua presença. Somente quando o seu cão ficar na sua cama ou área de relaxamento, em vez de ficar seguindo você constantemente, é que você estará pronto para começar partidas simuladas ou graduais.

“Ensinar o cão a ser independente
e relaxado na sua presença.”


Comportamentos que buscam atenção não devem ser recompensados. Qualquer tentativa de chamar atenção deve ser ignorada. Por outro lado, deitar tranquilamente longe de você deve ser recompensado. Ensine ao seu cão que é o comportamento calmo que receberá atenção, e não segui-lo por aí ou exigir atenção. Ensine ao seu cão a relaxar na área tranquila e a aceitar períodos longos de desatenção quando você está em casa.

Você pode precisar começar com sessões mais curtas de desatenção e gradualmente moldar sessões mais longas. O treinamento pode progredir mais rapidamente se o seu cão aprender os exercícios de permanência e deitar sob comando (veja Treinamento de Calma – Acalme e Relaxamento).

Certifique-se de programar sessões de atenção, interação e brincadeiras e desenvolver uma rotina enquanto estiver em casa, e siga com sessões de desatenção gradualmente mais longas (para cochilar ou brincar com brinquedos) para tentar se aproximar dos seus horários de partida. Seu cão deve se acostumar com essa rotina para que você possa sair enquanto ele estiver calmo.

Como posso ensinar meu cão a aceitar minhas partidas?

O reensino formal deve ser direcionado para ensinar seu cão a permanecer na sua cama, na sua caminha ou na caixa ou área de descanso, por períodos progressivamente mais longos. Você pode precisar começar com exercícios de atração de alimentos, começando com uma permanência e aumentando gradualmente o tempo e o nível de relaxamento em cada sessão.

Uma vez que o seu cão permanecer na sua presença, comece a se afastar e voltar, começando com apenas alguns passos por alguns segundos e progredindo ao longo do tempo para sair do cômodo por 30 minutos ou mais. Recompense com uma brincadeira tranquila ou sessão de atenção, talvez voltando e dando uma massagem suave ou fazendo carinho na barriga. Dessa forma, o comportamento desejado está sendo moldado e reforçado com a própria atenção que o cão deseja.

Lembre-se, porém, que a atenção em outros momentos, especialmente quando exigida, encoraja o cão a seguir e importunar em vez de ficar na cama e relaxar. Um focinheira pode ser especialmente útil durante todo esse treinamento para garantir que o seu cão permaneça na posição e responda imediatamente ao comando.

A partir desse ponto, o seu cão deve ser incentivado a ficar na sua cama ou caixa por períodos prolongados de tempo, em vez de ficar aos seus pés ou no seu colo. Se o seu cão também puder ser ensinado a dormir nessa área de relaxamento à noite, em vez de na sua cama ou no seu quarto, isso pode ajudar a quebrar a dependência mais rapidamente. Durante esses exercícios de treinamento, use o máximo de pistas possível para ajudar a relaxar o cão.

Imitar o ambiente seguro que o seu cão sente quando você está em casa. Deixe a TV ligada. Coloque um vídeo ou música favoritos. Deixe um cobertor ou brinquedo mastigável favorito na área. Todas essas pistas podem ajudar a acalmar o seu cão.

Como progredir para sair de casa?

Durante as “partidas simuladas” ou graduais, seu cão deve ser exercitado, receber uma breve sessão de treinamento e levado para sua cama ou tapete para relaxar. Dê o comando “deita-fica”, alguns brinquedos e petiscos novos, e então parta enquanto seu cão está distraído e relaxado.

As primeiras partidas simuladas devem ser idênticas aos exercícios de treinamento acima, mas em vez de sair do cômodo por alguns minutos enquanto seu cão está calmo e distraído, você começará a sair de casa. As primeiras partidas devem ser apenas o suficiente para sair e voltar sem nenhum sinal de ansiedade ou destruição. Isso pode durar alguns segundos ou alguns minutos; a parte mais difícil e crítica pode ser apenas sair pela porta sem que seu cão fique ansioso.

Aumente gradualmente, mas aleatoriamente, o tempo. Seu cão sempre deve estar relaxado quando você começa. As partidas devem ser o mais parecidas possível com partidas reais e incluir outras atividades associadas à partida, como abrir e fechar a porta do carro e retornar, ligar e desligar o motor do carro e retornar, ou sair com o carro da garagem e retornar.

O objetivo é fazer seu cão aprender que as partidas são curtas e que você retorna rapidamente, então você só deve aumentar o tempo que estiver ausente se o cão permanecer relaxado quando você sair de casa. O aumento do tempo deve ser aleatório e gradual. Você não pode passar de uma partida de 5 minutos para uma de 30 minutos de repente, ou seu cão pode ficar ansioso.

Por que meu cão fica tão ansioso quando eu saio de casa, mas fica bem quando eu saio de carro?

Muitos cães que destroem a casa quando estão sozinhos permanecerão em um carro ou van sem ficarem ansiosos ou destrutivos. Isso pode ser porque seu cão aprendeu a relaxar e aproveitar os passeios de carro sem receber atenção física constante. Quando você sai, a partida pode ser bastante curta.

Você pode, então, ocasionalmente deixar o cachorro no carro durante ausências mais longas. Isso fornece um grau de prova de que seu cão pode aprender a relaxar se estiver acostumado a ser ignorado, tiver um local onde se sinta confortável e se acostumar gradualmente com as partidas. Isso é semelhante à maneira como seu cão deve ser treinado para relaxar em casa e aceitar partidas gradualmente mais longas.

Compartilhar
0 0 votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários