Se você procurar no Google por conselhos sobre como manter cães idosos saudáveis, verá que uma das perguntas mais comuns que as pessoas buscam é “Como fazer meu cachorro viver para sempre”. Isso prova que, de fato, quase todos os pais de animais de estimação nutrem a fantasia de que seu amado filhote nunca os deixará.
Embora ainda não tenhamos encontrado a fonte da juventude canina, isso não significa que não haja maneiras de ajudar seu filhote a ficar por perto por mais tempo. Aqui estão algumas maneira de adicionar 1 a 2 anos à vida do seu cão idoso .
6 MANEIRAS SIMPLES DE PROLONGAR A QUANTIDADE E A QUALIDADE DOS ANOS DOURADOS DO SEU CACHORRO.
Evite a Obesidade
Estar com excesso de peso pode reduzir a expectativa de vida do seu cão em aproximadamente 2 anos.
Se você fizer apenas uma coisa desta lista ou qualquer coisa para a longevidade do seu cachorro, que seja esta: mantenha-o em um peso saudável. A obesidade é o flagelo não apenas da população mundial, mas também de nossos animais de estimação, entre 25-40% dos cães estando acima do peso no Brasil.
De acordo com um Estudo de Longevidade da Purina, você pode praticamente contar com um animal de estimação com sobrepeso vivendo 2 anos a menos do que viveriam de outra forma. Isso são 2 anos a menos que você tem para brincar com eles, abraçá-los e desfrutar do amor e companheirismo deles. Sem mencionar que isso causa estragos em sua saúde enquanto ainda estão aqui, tornando-os mais propensos a uma série de doenças como diabetes, problemas articulares, doenças cardíacas e pulmonares e câncer.
Além disso, essa condição é completamente evitável. Se você notou seu filhote ganhando peso, faça um grande favor a ambos e leia nossas 7 dicas para fazer seu cachorro chegar ao peso ideal.
Faça Check-ups Veterinários Regulares
Muitas doenças são altamente tratáveis se detectadas precocemente, mas podem ser mortais se não forem detectadas
Não podemos enfatizar o suficiente o valor do cuidado preventivo para cães idosos (e todos os cães, para ser sincero). Levar seu filhote ao veterinário para check-ups regulares, especialmente à medida que envelhecem e se tornam mais propensos a certas doenças, pode ajudar a identificar problemas de saúde antes que se tornem sérios. Embora seja sempre uma boa ideia para você, como proprietário, ficar de olho no seu animal de estimação e trazê-lo quando perceber algo “fora do normal”, visitas regulares ao veterinário permitirão que um profissional treinado verifique coisas que você pode não estar procurando necessariamente.
Isso é tão importante para aumentar a longevidade do seu cachorro porque muitas doenças e até mesmo certos tipos de câncer são altamente tratáveis se detectados cedo o suficiente, mas podem ser fatais se não forem detectados por muito tempo.
Mantenha a Saúde das Articulações
Manter seu cão idoso com um peso saudável e dar um suplemento para articulações reduzirá a dor causada por dores nas articulações
Assim como os humanos, as articulações dos cães tendem a ficar mais rígidas e doloridas à medida que envelhecem. Notou que seu cão mais velho está lutando para levantar-se de sua cama ou subir escadas? Articulações doloridas provavelmente são a causa. Manter seu cão em um peso saudável (veja a dica nº 1) ajudará, já que o peso extra só adiciona mais tensão às articulações já doloridas.
Outra coisa ótima e simples que você pode fazer é dar um suplemento para as articulações do seu cão. As propriedades anti-inflamatórias de suplementos como o GlycanAid HA são uma maneira maravilhosa de reduzir naturalmente a dor deles e ajudar a retardar a progressão dos problemas articulares.
Mantenha o Corpo e a Mente Ativos
O exercício suave mantém a massa muscular e a saúde do coração, enquanto a estimulação mental através de quebra-cabeças e jogos os mantém afiados
Uma boa teoria a ter em mente ao abordar o exercício para o corpo e a mente de seu cão idoso é: “Se eles não usarem, vão perder.” Manter-se fisicamente ativo é crucial para os cães mais velhos manterem a massa muscular e manter seus corações bombeando bem. Claro, lembre-se de que eles podem se cansar mais facilmente do que quando eram mais jovens, então não exagere e sempre forneça bastante água.
Fornecer estimulação mental é igualmente importante. Assim como fazer palavras cruzadas ajuda pessoas idosas a evitar a demência, atividades que desafiam a mente do seu cão idoso os ajudarão a se manterem alertas. Experimente brinquedos quebra-cabeças ou crie jogos que os façam pensar. E quando se trata de estimulação física e mental, algo é sempre melhor do que nada. Até mesmo uma caminhada diária de 10 minutos ou um jogo com seu cão é útil.
Não Negligencie a Saúde Dental
Limpezas consistentes reduzem o risco de doenças dentárias dolorosas que podem levar ao enfraquecimento do sistema imunológico
Se você já teve um dente infectado, sabe o quão excruciante pode ser. O mesmo vale para o seu cão. Não apenas a doença dental é extremamente dolorosa para o seu filhote, o excesso de placa, doença gengival e cárie dentária também podem afetar o restante da saúde e o sistema imunológico geral. E se o sistema imunológico de um cão idoso estiver enfraquecido, isso pode significar problemas graves.
À medida que os cães envelhecem, muitas vezes precisam de cuidados dentários mais meticulosos, incluindo escovações consistentes em casa e limpezas regulares de dentes realizadas por profissionais. Certifique-se de não negligenciar este aspecto simples, mas importante, da saúde deles.
Alimente seu Cachorro com uma Dieta de Alta Qualidade
Ração para cães de baixa qualidade = nutrição de baixa qualidade. Certifique-se de que eles estão recebendo os nutrientes necessários para ajudar a evitar doenças
A nutrição é especialmente importante para cães idosos para ajudá-los a combater doenças e aumentar sua expectativa de vida. Se você está alimentando-os com ração de baixa qualidade, é provável que estejam recebendo nutrição de baixa qualidade. Felizmente, existem vários alimentos (muitos dos quais você provavelmente já tem na geladeira) que você pode adicionar à dieta deles para manter a inflamação sob controle, que é um dos principais fatores que levam à doença.
Embora possa não ser possível para o seu cão viver para sempre, você pode certamente fazer o seu melhor para tentar. Essas 6 dicas são um ótimo começo para adicionar não apenas anos à vida deles, mas vida aos seus anos.
Redatora e mente criativa por trás do blog Universo dos Cães. O objetivo é compartilhar dicas úteis e histórias encantadoras sobre o mundo dos nossos amigos de quatro patas.