Sua cadela está grávida? Se sim, é muito importante que você consiga reconhecer os sinais de que uma cadela está em trabalho de parto. Quando isso acontecer, você deve estar preparado para situações inesperadas ou caso precise fazer perguntas ao seu veterinário.
Veja abaixo mais informações sobre o trabalho de parto e o nascimento dos filhotes da sua cadela.
Quais materiais você precisa para o trabalho de parto da sua cadela?
Abaixo estão alguns itens essenciais que você vai precisar quando sua cadela estiver em trabalho de parto:
- Caixa de parto
- Cobertor
- Lâmpada de aquecimento
- Seringa de bulbo
- Balança para bebês (em onças)
- Substituto de leite para cães
- Mamadeira para cães
- Termômetro
- Número de telefone do seu veterinário
Estar preparado com os suprimentos necessários, bem como o número do seu veterinário de confiança e do veterinário de emergência mais próximo, ajudará a garantir que o processo ocorra da forma mais tranquila possível para você e sua cadela.
Quais são os sinais de que uma cadela está em trabalho de parto?
Agora que você sabe alguns dos itens essenciais que vai precisar para a ocasião, também é importante conhecer os sinais de que sua cadela está em trabalho de parto, para saber quando o processo começa.
A gestação canina geralmente dura de cinquenta e seis a sessenta e nove dias. É aconselhável começar a observar sinais de trabalho de parto por volta do quadragésimo nono dia.
Abaixo estão 10 sinais comuns de que uma cadela está em trabalho de parto:
1. Aninhamento
Os cães gostam de escolher um local seguro durante o trabalho de parto por instinto de sobrevivência. Esse comportamento é chamado de aninhamento. Na natureza, não é seguro para eles dar à luz em um local exposto. Eles procurarão um lugar aconchegante para ter seus filhotes porque isso os faz se sentir protegidos.
É comum que as cadelas levem sua cama consigo e a arranhem para limpar a superfície. Não tente escolher o local onde você quer que sua cadela tenha os filhotes. Essa interferência só vai deixá-la estressada. Escolher o lugar certo dá a ela uma sensação de controle e segurança.
2. Temperatura Corporal Abaixo de 37,8 Graus Celsius
A temperatura corporal média de um cão é de 38,5 graus Celsius. Quando a temperatura corporal dela cai abaixo de 37,8 graus, isso é um sinal de que sua cadela entrará em trabalho de parto nas próximas vinte e quatro horas. A maioria das cadelas dá à luz dentro de vinte e quatro horas após sua temperatura corporal cair abaixo de 37,8 graus.
3. Ela Pode Querer Sua Presença Mais Próxima
Para alguns cães, outro sinal de que estão em trabalho de parto é que podem querer que você esteja mais presente. Isso volta aos seus instintos, já que desejam ter alguém em quem confiam por perto durante o processo.
Se sua cadela precisar de ajuda durante o parto, esteja disponível para estar com ela quando o momento chegar.
4. Ela Pode Querer Sua Presença Menos Próxima
No entanto, também é possível que sua cadela não queira ninguém por perto quando estiver em trabalho de parto. Isso depende totalmente da preferência dela. Algumas cadelas preferem ir para uma área isolada e sem ninguém por perto quando estão dando à luz, pois se sentem mais seguras dessa maneira.
5. Vômito
Outro sinal comum de que uma cadela está em trabalho de parto é o vômito. A náusea pode ocorrer quando ela está prestes a entrar em trabalho de parto.
Se você perceber que sua cadela está vomitando durante o parto, limpe o local e ofereça água para evitar que ela fique desidratada.
6. Abdômen Endurecido
As contrações em cadelas geralmente começam de quarenta e oito a setenta e duas horas antes de dar à luz. Às vezes, você pode ouvir gemidos ou gritos durante as contrações. Se o abdômen da sua cadela estiver diferente ou muito rígido, isso significa que ela está prestes a ter seus filhotes.
7. Lambedura Incessante da Área Genital
Durante o parto, sai um fluido, e a lambedura constante dessa área é a maneira que a cadela encontra para se manter limpa.
8. Aumento das Glândulas Mamárias
Alguns dias antes do parto, as glândulas mamárias da cadela começam a aumentar. Esse inchaço é uma preparação para alimentar os novos filhotes.
9. Recusa em Comer
Outro sinal de que uma cadela está em trabalho de parto é a recusa em comer. As cadelas geralmente não gostam de comer antes de entrarem em trabalho de parto. Apenas certifique-se de que ela se mantenha hidratada durante esse período.
10. Tremores
Às vezes, quando as cadelas estão com dor, elas tremem. Tente confortá-la tocando-a suavemente e garantindo que tudo ficará bem.
Quando Você Deve Chamar um Veterinário de Emergência Durante os Sinais de Trabalho de Parto de uma Cadela
Pode haver algo errado com o processo de parto da sua cadela, e você não sabe o que fazer. É nesse momento que entra o papel do veterinário. Se qualquer coisa fora do comum ocorrer enquanto sua cadela está mostrando sinais de trabalho de parto, não hesite em chamar o veterinário ou um veterinário de emergência, dependendo da situação e do horário.
A seguir, estão situações em que você deve consultar um veterinário ou veterinário de emergência antes e/ou durante qualquer sinal de trabalho de parto de uma cadela:
- Algo incomum está acontecendo com a cadela
- Se houve problemas com a sua cadela tendo filhotes no passado
- Se passaram mais de vinte e quatro horas desde o início do trabalho de parto e ele ainda está ocorrendo
- Mais de três horas de trabalho de parto se passaram e ainda não há filhotes
- Se há mais de uma hora de trabalho de parto entre os filhotes
- Esforço constante por uma hora e ainda não há filhotes
- Se o trabalho de parto parar antes de todos os filhotes nascerem
- Se sua cadela está em grande angústia ou dor
- Se os filhotes nascem mortos ou vivos, mas parecem fracos ou algo não está certo
O ideal é que sua cadela tenha um parto normal e os filhotes nasçam saudáveis. No entanto, você deve estar preparado para qualquer eventualidade.
Tenha o número do seu veterinário à mão enquanto sua cadela está dando à luz, caso algo fora do comum ocorra. Essa preparação pode ajudar a garantir a saúde e o bem-estar da sua cadela e de seus filhotes.