Pular para o conteúdo

As 9 Melhores Maneiras de Se Exercitar Com Seu Cachorro

Os benefícios do exercício são numerosos e bem estabelecidos, tanto para nós quanto para nossos animais de estimação. Ele nos mantém fisicamente saudáveis, ajuda a limpar nossas mentes após um dia difícil e queima a energia extra do seu filhote que, de outra forma, poderia se manifestar como comportamento problemático.

Os cães também são os melhores parceiros de treino – eles estão sempre prontos para qualquer aventura que planejamos! Então, se você está procurando maneiras de se exercitar com seu cachorro, continue lendo para conferir nossas principais dicas sobre os melhores exercícios para cães.

🐾Inscreva-se e receba novidades para seu cão diretamente na sua caixa de entrada!🐾

Exercite-se com segurança

Primeiramente, uma nota rápida sobre como manter seu cachorro seguro enquanto fazem exercícios juntos. Você sempre deve seguir o ritmo do seu cão em termos de quanto e quão intensamente vocês se exercitam. Devido aos seus pelos e pernas mais curtas, os cães podem superaquecer e se cansar muito mais rapidamente do que nós, então fique atento aos seguintes sinais de alerta de que seu cãozinho teve o suficiente:

  • Ofegante excessivo
  • Língua pendurada para fora por um longo período
  • Gengivas muito pálidas ou vermelhas brilhantes
  • Vômito ou diarreia
  • Ficar para trás enquanto vocês se exercitam
  • Parecer relutante em sair, ou em continuar o exercício
  • Dor nos dias seguintes ao exercício

Também tome cuidado especial durante os meses de verão e inverno para moderar seus exercícios de acordo. No verão, evite os horários mais quentes do dia e escolha formas de exercício mais curtas e menos intensas. Leve água para seu cachorro e verifique se as calçadas não estão muito quentes para suas patas colocando sua mão por 10 segundos – se estiver muito quente para você, estará muito quente para o seu cachorro. Durante o inverno, evite áreas com neve se possível, considere botinhas ou certifique-se de remover qualquer acúmulo de neve ou gelo das patas do seu cachorro quando voltarem para casa.

Maneiras de Se Exercitar Com Seu Cachorro:

1. Caminhada com seu cachorro

Melhor para: Qualquer cachorro, mas especialmente aqueles que podem ter dificuldade com exercícios mais intensos e de alto impacto.

Caminhar com seu cachorro é o exercício clássico para cães, e por boas razões – é uma ótima maneira para você e seu filhote se exercitarem no seu próprio ritmo. É de baixo impacto, o que significa que é gentil com suas articulações, e é adequado para todos os tipos de condicionamento físico, incluindo animais de estimação com sobrepeso ou aqueles que estão buscando aumentar seu nível de exercício.

Para variar suas caminhadas, pegue um café e explore um novo bairro. Permita que seu cachorro aproveite uma “caminhada cheirando”, levando o tempo que quiser para investigar todos os novos cheiros que encontrar.

2. Corrida com seu cachorro

Melhor para: Cães ativos com altas necessidades de exercício. (Não recomendado para filhotes, cães com sobrepeso, cães com problemas nas articulações ou cães de focinho achatado (braquicefálicos).)

Correr com seu cachorro é uma ótima maneira de limpar a mente e queimar a energia extra do seu filhote. Raças altamente ativas, em particular, se beneficiarão de corridas regulares. Alguns cães podem preferir sprints de treinamento intervalado curtos e intensos (como os galgos), enquanto outros irão desfrutar de correr ao seu lado por meia hora ou mais (como os Retrievers do Labrador).

Maneiras de Se Exercitar Com Seu Cachorro

Recomendamos esperar para levar seu cachorro para correr até que tenham pelo menos um ano de idade, para permitir que suas articulações se desenvolvam, já que correr pode colocar muito estresse sobre elas. Por esse mesmo motivo, esta não é uma boa opção de exercício para cães com sobrepeso ou aqueles com artrite. Cães de focinho achatado (braquicefálicos) também devem evitar correr, pois podem ter dificuldades respiratórias. Consulte seu veterinário para obter conselhos específicos sobre se a corrida seria adequada para seu filhote.

Lembre-se de permitir que seu filhote dite o ritmo da corrida e fique atento a sinais de cansaço ou superaquecimento. Além disso, dependendo da habilidade do seu cachorro com o chamado e da segurança do ambiente em que está correndo, você pode preferir mantê-lo na coleira. Uma coleira de mãos livres pode ser útil.

3. Trilhas com seu cachorro

Melhor para: Cães com muita resistência.

Fazer trilhas com seu cachorro é outra forma fantástica de exercício para ambos, que pode ser adaptada para atender diferentes níveis de condicionamento físico. É um ótimo exercício cardiovascular que ajuda a fortalecer seu core, melhorar seu equilíbrio e construir força em uma variedade de grupos musculares. Aproximar-se da natureza e apreciar a bela paisagem também é um bom estimulante de humor, e comprovadamente ajuda a combater sintomas de estresse e ansiedade.

Ao introduzir seu cachorro às trilhas, comece com caminhadas mais curtas em terrenos mais fáceis para ajudá-los a desenvolver sua capacidade. Avance para colinas íngremes e terrenos irregulares assim que seu cachorro parecer confortável. Para cães mais jovens ou menores, considere levar um carregador de cachorro com você para que você possa ajudá-los quando começarem a se cansar.

4. Natação com seu cachorro

Melhor para: Cães que amam água, especialmente cães mais velhos ou cães com artrite.

Não todos os cães gostam de passar tempo na água, mas para aqueles que gostam, nadar é um exercício maravilhoso. É um treino de corpo inteiro que retira o peso das articulações do seu cachorro, o que significa que é perfeito para cães mais velhos ou aqueles com problemas articulares como artrite.

Enquanto alguns cães foram criados para passar tempo na água, outros podem achar difícil e talvez não saibam instintivamente como nadar. Até que você tenha confiança de que estão confortáveis, recomendamos fornecer a eles um colete salva-vidas para cachorro e mantê-los sob supervisão constante. Raças de corpo longo como Dachshunds e aqueles com uma certa distribuição de peso como Bulldogs podem ter mais dificuldades, então os coletes salva-vidas são sempre recomendados.

Uma piscina no quintal, lago ou oceano são ótimos lugares para seu cachorro dar um mergulho, contanto que você siga algumas precauções. Sempre forneça muita água fresca para que eles não bebam água clorada ou salgada; evite quaisquer lagos com algas azuis-verdes, que são tóxicas para os cães; e fique atento a correntes ou correntezas fortes na praia. Também é importante garantir que seu cachorro não ingira areia na praia, pois isso pode levar a uma impactação ou obstrução gastrointestinal com risco de vida.

Em geral, é melhor manter as sessões de natação curtas, em torno de 10-15 minutos no máximo, para evitar que seu cachorro fique cansado, superaquecido ou ingira muita água, conhecida como toxicidade da água. Evite jogar brinquedos grandes na água, pois seu cachorro pode ingerir água acidentalmente ao recuperá-los. Brinquedos menores e planos, como frisbees, são uma opção melhor. Certifique-se de secar bem seu cachorro depois que ele sair da água, especialmente as dobras de pele e as orelhas, para evitar infecções.

5. Praticando “doga” (yoga com cachorro)

Melhor para: Cães calmos que gostam de relaxar com você.

Embora o yoga com cachorro possa não gastar muita energia deles, é uma ótima maneira de passar um tempo se conectando com seu filhote enquanto você se exercita. Incentive seu cachorro a ficar perto de você durante sua rotina e inclua algumas poses que sejam fáceis para eles copiarem. Algumas das poses que podem ser mais naturais para seu cachorro incluem a postura do cachorro olhando para baixo, a postura do cachorro olhando para cima, a postura da bússola, o bebê feliz, a torção supina e a pose fetal apoiada.

Durante a Savasana, peça ao seu cachorro para deitar ao seu lado e acaricie-o enquanto vocês relaxam juntos. Acariciar seu animal de estimação libera “hormônios da felicidade” em ambos – incluindo ocitocina, serotonina e dopamina, substâncias químicas que ajudam nossos corpos a se acalmarem e relaxarem. Também reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e diminui a pressão sanguínea.

6. Treinamento em circuito com seu cachorro

Melhor para: Qualquer cachorro, especialmente aqueles que gostam de fazer truques.

O treinamento em circuito com seu cachorro é outra maneira realmente divertida de se exercitarem juntos, e pode ser adaptado para qualquer nível de condicionamento físico ou para contornar uma lesão. Escolha uma série de exercícios para o seu circuito, como flexões, avanços, agachamentos, abdominais ou prancha, e incorpore truques para seu cachorro entre cada repetição.

Por exemplo, toda vez que você der um passo à frente, peça para o seu cachorro dar a pata e “apertar as mãos”. Alguns cães podem gostar de tentar copiar seus movimentos – quando você fizer uma prancha, incentive-os a fazer uma posição de “cachorro olhando para baixo”, ou durante um agachamento, peça para eles sentarem também. Se seu cachorro for pequeno o suficiente, você pode até pegá-lo para um abraço a cada repetição, em vez de usar halteres ou um kettlebell.

É tão importante exercitar a mente do seu cachorro quanto o corpo deles; a estimulação mental ajuda a combater o tédio e tem enormes efeitos positivos no humor. Então aproveite a oportunidade para revisar os comandos e truques do seu filhote durante o seu treino, para um cachorro mais feliz e bem-comportado.

7. Praticando agilidade com seu cachorro

Melhor para: Cães altamente ativos e inteligentes, incluindo raças de trabalho.

Um dos esportes caninos mais conhecidos, a agilidade é extremamente popular entre cães ativos de todas as idades. Envolve um percurso de obstáculos com itens como um balancim, túnel, pólos de tecelagem e saltos que seu cachorro deve navegar o mais rápido possível, sob sua orientação. A agilidade também proporciona um treino para você, já que você precisa acompanhar seu cachorro enquanto ele corre pelo percurso!

Maneiras de Se Exercitar Com Seu Cachorro

Embora raças tipicamente altamente ativas e inteligentes, como Border Collies, Pastores Australianos e Jack Russells, tendam a se destacar na agilidade, quase qualquer raça pode gostar dela em alguma capacidade (embora você possa precisar modificar alguns obstáculos). Se seu cachorro gosta de aprender novos truques, correr e pular, considere experimentar!

Muitos clubes locais em todo o país oferecem sessões introdutórias e aulas. Tente pesquisar no banco de dados do clube AKC por um clube perto de você. Ou monte um percurso de agilidade improvisado em seu quintal com itens domésticos – confira nosso artigo sobre como ensinar agilidade para seu cachorro para mais dicas.

🐾Inscreva-se e receba novidades para seu cão diretamente na sua caixa de entrada!🐾

8. Jogando frisbee com seu cachorro

Melhor para: Cães que adoram buscar.

O frisbee é outra ótima forma de exercício para seu filhote que também proporciona benefícios cardiovasculares para você, enquanto você corre e joga o frisbee. Adicione um pouco de variedade ao seu jogo de busca habitual ao se juntar a alguns amigos e seus cachorros para jogar uma versão canino-humana do Ultimate Frisbee.

Se seu cachorro é um profissional em pegar o frisbee em longas distâncias, você até pode considerar inscrevê-lo em algumas competições, conhecidas como eventos de “Disc Dog”. Eles são extremamente populares em todo o país, com eventos para iniciantes, assim como para competidores experientes.

9. Dançando com seu cachorro

Melhor para: Cães que adoram aprender novos truques.

A dança com cães, também conhecida como Freestyle Canino, é outro esporte canino popular, com competições em todo o país. Durante o Freestyle, você e seu filhote realizam uma rotina ao som da música que incorpora truques que fazem parecer que vocês estão dançando juntos. Isso pode incluir seguir, tecer, trabalho com as patas, saltos e muito mais.

Um dos grandes benefícios da dança com cães é que ela pode ser completamente adaptada às habilidades físicas do seu cachorro. Se eles têm dificuldade com saltos ou outros truques de alto impacto, esses podem ser deixados de fora da rotina. A coreografia pode se concentrar nos truques que eles adoram fazer e nos quais se destacam especialmente, para manter a diversão para ambos.

Resumo do exercício com seu cachorro

Exercitar-se com seu cachorro é uma ótima maneira de nutrir o vínculo humano-canino enquanto mantém ambos em forma. É um comprovado estimulante de humor para você, e proporciona tanto estimulação mental quanto física para seu filhote, reduzindo os níveis de tédio e comportamentos indesejados em casa. Além disso, é muito divertido para vocês dois! Esperamos que isso tenha inspirado você a experimentar um novo treino com seu cachorro. Se você não tem certeza de quanto ou que tipo de exercício é adequado para seu cachorro, consulte seu veterinário para obter conselhos. Eles podem ajudar a orientar sobre quaisquer limitações ou adaptações que você deve fazer para manter seu cachorro saudável e seguro enquanto se exercita com você.

Compartilhar
0 0 votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários