Assim como o nosso estômago, o estômago dos cães também faz barulhos. Seja roncando, ronronando ou borbulhando, um estômago barulhento de cachorro pode significar várias coisas.
Frequentemente, isso simplesmente indica que seu cachorro está com fome e seu estômago está vazio. Às vezes, os ruídos indicam que ele acabou de comer muito e seu estômago está trabalhando duro para digerir toda a comida. Em outras ocasiões, os barulhos podem ser causados por indigestão ou um estômago irritado.
Então, como saber se os barulhos no estômago do cachorro são sinais de um problema? Veja o que esses ruídos podem significar e quando procurar ajuda veterinária.
É Normal o Estômago do seu Cachorro Está Fazendo Barulhos?
Embora os sons de ronco e borbulhação do estômago possam ser barulhentos, geralmente são parte normal da digestão. Os ruídos do estômago, também chamados de borborigmos, são resultado do movimento de alimentos e água pelo trato digestivo, em um processo chamado peristalse.
O trato gastrointestinal (GI) inclui o estômago, intestino delgado e intestino grosso. Cada um desses órgãos contém músculos lisos que ajudam a mover alimentos e água pelo corpo.
A peristalse ocorre quando esses músculos se contraem em ondas rítmicas para mover alimentos pelo trato GI. Esse movimento peristáltico pode resultar em sons normais do estômago. Você pode ouvir os ruídos do estômago do seu cachorro logo após ele ter comido.
Quando o estômago e os intestinos estão vazios, não há nada para abafar o som. Imagine água passando por um tubo oco. É por isso que frequentemente ouvimos o ronco dos estômagos dos nossos cachorros mais quando já passou um tempo desde a última refeição.
Embora os ruídos do estômago possam ser muito normais, o estômago de um cachorro pode fazer mais barulho quando está irritado ou passando por algum distúrbio gastrointestinal.
O que significa quando o estômago de um cachorro está fazendo muito barulho?
Embora os ruídos estomacais geralmente indiquem que o estômago e os intestinos estão fazendo seu trabalho de mover alimentos e líquidos pelo trato digestivo, existem vários fatores que podem levar a ruídos estomacais aumentados ou anormais em cães.
Enquanto alguns desses problemas são autolimitantes e podem desaparecer por conta própria, outros podem ser potencialmente sérios, como:
Diarreia
A diarreia pode causar um aumento nos ruídos estomacais à medida que os alimentos e a água se movem mais rapidamente pelo trato digestivo. Os cães podem apresentar muitos ruídos no estômago logo antes de terem um episódio de diarreia.
Ingestão de algo ruim ou diferente
Indiscrições alimentares são outra causa comum de ruídos estomacais aumentados. Quando um cachorro vasculha o lixo ou recebe um petisco incomum que não concorda com ele, pode ter dificuldades na digestão que resultam em mais ruídos no estômago.
Obstrução Intestinal
Uma obstrução intestinal pode causar muitos ruídos no estômago. No mundo veterinário, isso é comumente chamado de corpo estranho.
Às vezes, os cães comem coisas que não são itens digestíveis (como meias, ossos e sabugos de milho, que são ofensores comuns). Esses objetos podem ficar presos no estômago ou intestinos, causando um aumento de gases à medida que o corpo tenta dilatar a região para mover o objeto para frente. Isso pode resultar em ruídos mais audíveis e é uma condição muito séria que deve ser tratada imediatamente.
Distúrbios/Doenças Gastrointestinais
Distúrbios gastrointestinais subjacentes ou síndromes como doença inflamatória intestinal (DII), causada pela irritação crônica do trato intestinal, ou insuficiência pancreática exócrina (IPE), onde faltam enzimas digestivas, podem levar a um aumento nos ruídos estomacais, juntamente com outros problemas gastrointestinais.
Parasitas e Infecções Bacterianas
Parasitas e infecções bacterianas (como coccidia, salmonela, E. coli ou giárdia) podem desempenhar um papel no aumento dos ruídos estomacais dos cães. Eles podem reduzir a absorção de nutrientes e/ou produzir gases por conta própria à medida que colonizam o trato gastrointestinal.
Gases
Ruídos aumentados no estômago podem simplesmente ser o resultado de gases aumentados. Gases podem ser normais; ocorrem quando as bactérias intestinais processam alimentos ou ingredientes menos digestíveis na dieta do seu animal de estimação. Enquanto os carboidratos são uma fonte importante de energia, também podem ser uma fonte de gases. Quando os carboidratos são quebrados, suas fibras são fermentadas, produzindo gases.
Engolir ar também pode ser uma fonte de gases. Um cachorro ofegante pode engolir mais ar, levando a um aumento de gases e ruídos no estômago.
A quantidade de gases no trato gastrointestinal de um cachorro pode variar de um dia para outro. Alguns cães têm sensibilidades a certos ingredientes que, quando dados como um petisco, levam a uma produção aumentada de gases.
Você pode notar que seu cachorro tem mais gases e, consequentemente, mais ruídos estomacais, depois de receber um petisco específico, como um copo de filhote, já que eles têm mais dificuldade em digerir a lactose nos produtos lácteos.
Quando Devo Chamar o Veterinário por Causa dos Ruídos no Estômago do Meu Cachorro?
Embora os ruídos estomacais em cães geralmente sejam normais, às vezes podem indicar um problema na digestão. Se os ruídos estomacais do seu cachorro estiverem acompanhados de qualquer um dos seguintes sinais, ligue para o veterinário:
- Vômito ou tentativas frequentes de vomitar
- Diarreia severa ou persistente que dura mais de 24-48 horas
- Letargia
- Falta de apetite ou recusa em comer
Se você estiver ouvindo uma quantidade anormal de ruídos no estômago, observe seu animal de perto quanto a sinais de dor abdominal ou encurvamento, e não hesite em ligar para seu veterinário imediatamente se os ruídos estomacais vierem acompanhados de outros sinais clínicos.
Como Reduzir os Ruídos no Estômago do Seu Cachorro
Lembre-se, os ruídos estomacais geralmente são inofensivos e significam que o estômago e os intestinos do seu cachorro estão fazendo o que devem fazer. Se o nível de energia, o apetite e as fezes do seu cachorro estiverem normais, mas os ruídos estomacais parecerem excessivos, aqui estão algumas coisas que você pode tentar em casa para diminuir os borborigmos:
- Tente dividir as refeições em porções menores e mais frequentes. Evite a tentação de simplesmente adicionar um lanche à tarde ou tarde da noite, pois isso pode resultar em ganho excessivo de peso e calorias adicionais que seu cachorro não precisa se já estiver recebendo as porções certas de comida. Em vez disso, divida a quantidade que você já está alimentando em porções menores. Por exemplo, em vez de alimentar 2 xícaras duas vezes ao dia, tente alimentar 1 e ⅓ de xícara três vezes ao dia. Isso reduzirá o tempo que o estômago do seu cachorro fica vazio, tornando os borborigmos menos barulhentos.
- Certifique-se de que seu cachorro tenha acesso a água fresca em abundância. A água facilita a peristalse (o sistema de trânsito no intestino) e é essencial para movimentos intestinais regulares. Considere um bebedouro automático para cachorros para ajudar na hidratação.
- Experimente uma tigela de alimentação lenta. Quando um cachorro come muito rápido, engole mais ar. Esse ar leva a gases e mais ruídos estomacais. Tigelas de alimentação lenta podem ter saliências ou sulcos de plástico nos quais a ração cai, forçando seu cachorro a diminuir a velocidade ao usar a língua para retirar cuidadosamente cada pedaço de ração.
Redatora e mente criativa por trás do blog Universo dos Cães. O objetivo é compartilhar dicas úteis e histórias encantadoras sobre o mundo dos nossos amigos de quatro patas.