Há um equívoco comum de que, por terem pelagem, os cães não sentem frio. Então, por que, quando você toca o nariz, as orelhas ou as patas do seu cão, eles às vezes estão frios ao toque? Como saber se seu cachorro está com frio ou há outra coisa acontecendo?
Em primeiro lugar, os cães também sentem frio!
No entanto, isso varia. Algumas raças de cães são mais bem adaptadas para lidar com o clima frio do que outras. Cães com pelagem espessa e dupla (como Husky e Pastor Alemão) são capazes de suportar temperaturas frias sem muitos problemas. As raças sensíveis ao frio incluem aquelas com pelagem fina e esparsa e/ou baixo percentual de gordura corporal (Pug, Chihuahua, Bulldog). Portanto, é importante estar atento ao seu cão durante os meses de inverno e observar sinais de que ele pode estar sofrendo com o frio.
Sinais que indicam que seu cachorro está com frio:
- Tremores
- Eles ‘parecem' frios ao toque, especialmente nas orelhas
- Sono excessivo/ letargia
- Mancam
- Choramingam
- Mudança geral de comportamento
Quais são os riscos do meu cão estar com muito frio?
Assim como nós, há alguns riscos principais associados ao frio. Procure atendimento veterinário imediato se estiver preocupado com qualquer um dos seguintes:
Hipotermia
Temperaturas extremamente baixas podem reduzir a temperatura corporal geral do seu cão, que deve ficar entre 38,3 a 39,2 graus Celsius (um grau a mais que a nossa). Se você estiver passando tempo ao ar livre e seu cão for uma das raças especialmente sensíveis ao frio, certifique-se de que ele esteja adequadamente equipado com roupas específicas para cães. Monitore sinais de tremores, letargia e se estão mancando.
Congelamento
O congelamento é o dano ao tecido corporal que ocorre quando o fluxo sanguíneo é restringido em certas áreas, causado pelo frio extremo. É a resposta natural do corpo para manter os órgãos vitais seguros; o sangue é redirecionado das extremidades para o centro do corpo. No entanto, isso deixa a cauda, as patas e, acima de tudo, as orelhas mais vulneráveis ao congelamento.
O congelamento causa descoloração da pele (azul, cinza, roxa, preta), inchaço e vermelhidão, bolhas na pele e dor.
O que mais pode causar frio no meu cão?
Existem muitas doenças e condições diferentes que podem causar a queda da temperatura corporal do seu cão. Algumas delas incluem sepse, hipotireoidismo, diabetes, doença renal, envenenamento ou toxicidade, sangramento ou hemorragia, e insuficiência cardíaca ou problemas circulatórios.
Estas frequentemente vêm acompanhadas de outros sintomas. No entanto, se você estiver preocupado que seu cão esteja doente, é melhor procurar o conselho do seu veterinário de confiança.
Como evitar que meu cão sinta frio no inverno?
Medidas simples em casa podem ajudar bastante a manter seu cão aquecido. Certifique-se de que a cama dele esteja na parte menos ventilada do cômodo. Camas elevadas ajudam a dar um pouco de calor se estiverem sobre azulejos. Certifique-se de que ele tenha um cobertor aconchegante para se enrolar e que a roupa de cama não esteja molhada ou úmida das atividades do dia.
Você pode comprar casacos e jaquetas para o seu cão de diversas descrições. Alguns são impermeáveis, outros são simplesmente de lã, mas todos ajudam muito a adicionar uma camada protetora quando seu cão sai para fora. Também é benéfico criar o hábito de secar seu cão e fazer uma verificação rápida do corpo dele.
- Mantenha seu cachorrinho dentro de casa
- Proporcione uma cama quente, macia e elevada
- Casacos quentes são ótimos para animais idosos, pequenos ou com pelagem fina
- Coloque a gaiola dos seus porquinhos-da-índia dentro de casa ou na garagem
- Forneça mais palha e feno para que os pequenos animais possam se enterrar e se esconder
- Mantenha toda a roupa de cama seca
- Coloque um cobertor solto sobre seu animal de estimação, mas não o cubra completamente. Eles ainda precisam poder se afastar se ficarem com calor
- Passeie com seu amigo peludo durante o dia, quando não está tão frio
Qual temperatura é muito fria?
Infelizmente, não há uma regra única sobre quando se preocupar com o clima frio. No entanto, dependendo da raça do seu cão, se você sentir a necessidade de se agasalhar para ficar confortável do lado de fora, pense se seu cão também está confortável.
Dicas extras para um ambiente frio:
Diferentes tipos de pelagem e raças reagem de maneiras distintas ao frio, frequentemente dependendo do país de origem do animal. Os animais se adaptaram às condições de seus ambientes nativos ao longo de centenas de anos. Alguns, como os Huskies, são equipados para lidar com o frio devido à sua pelagem dupla.
1) Combata o frio. Em animais de pelo curto, um casaco pode ser um ótimo substituto para a falta de uma pelagem dupla. Porém, certifique-se de que a temperatura justifica o uso de um casaco. Não queremos que seu animal de estimação sue debaixo de um casaco desnecessário! Monitore seu pet ao usar um casaco em dias mais amenos para evitar o risco de insolação. Sintomas de insolação incluem ofegação e desorientação.
2) Cães idosos (acima de 7 anos) são mais vulneráveis ao clima frio e a condições relacionadas ao frio. Eles provavelmente precisarão de um casaco ou suéter para ajudar a lidar com as temperaturas frias, mesmo que não precisassem quando eram mais jovens.
3) O frio pode agravar condições preexistentes, como artrite. Fique atento a sinais de que as articulações do seu animal podem estar rígidas ou inchadas. Esses sintomas incluem hesitação em se mover e claudicação. Se seu cão foi exposto a temperaturas muito baixas, monitorar seus sintomas pode ajudar a evitar condições graves.
4) Não negligencie o cuidado com a pelagem do seu animal durante os meses de inverno. O inverno geralmente nos incentiva a deixar crescer a pelagem interna do animal para proporcionar mais calor. Essa pelagem deve permanecer bem cuidada para evitar que sujeira, detritos ou até parasitas e micróbios fiquem presos na pelagem interna. Esses fatores podem causar problemas dermatológicos e outras preocupações de saúde para o seu animal.
Redatora e mente criativa por trás do blog Universo dos Cães. O objetivo é compartilhar dicas úteis e histórias encantadoras sobre o mundo dos nossos amigos de quatro patas.