Aprenda como introduzir um colar ou cone elisabetano no seu cachorro, e apresente cones e colares de maneira positiva para que seu cão entenda que não há motivo para se preocupar.
Os colares elizabetanos – também conhecidos como cones de cachorro, colares protetores, abajures ou rosquinhas – são colocados ao redor do pescoço do cão para impedir que ele mastigue, lamba, morda ou coce feridas enquanto elas cicatrizam. Introduza-os de maneira positiva e ajude seu cão a entender que não há motivo para se preocupar.
Eles são feitos de plástico macio, tecido reforçado ou tubos infláveis. Devem ser grandes o suficiente para funcionar, mas o mais confortável possível. Converse com seu veterinário sobre qual tipo é o mais adequado para o seu cão.
Os colares protetores limitam o movimento, restringem a visão e afetam a maneira como os cheiros chegam ao nariz. Eles são usados por curtos períodos, mas a incapacidade de realizar atividades normais pode deixar os cães frustrados ou preocupados. Não temos como explicar aos nossos cães que o cone é para ajudá-los e não será usado para sempre. Você pode ensinar seu cão que o cone não é motivo de preocupação seguindo os passos abaixo. Assim, ele estará preparado para usar um, caso algum dia precise.
Dicas principais para treinar seu cão a usar um cone
- Os colares protetores podem ser complicados de manusear, então pratique primeiro sem o seu cão. Isso ajudará você a aprender a colocar o colar corretamente e a se sentir confiante ao usá-lo, o que pode ajudar seu cão a se sentir confiante também. Pergunte ao seu veterinário se não souber como ajustá-lo.
- Pode ser útil começar com um colar maior, para que seu cão possa colocar e tirar a cabeça com facilidade.
- Mantenha as sessões curtas. Pode ser tentador avançar rapidamente, especialmente se o seu cão parecer estar indo bem, mas fazer as coisas gradualmente significa que ambos podem se sentir confiantes o tempo todo.
- Repita cada etapa várias vezes para que seu cão se familiarize e se sinta confortável com o que você está fazendo. Continue elogiando seu cão e recompensando-o pelo bom comportamento. Se qualquer um de vocês estiver tendo dificuldades, volte para uma etapa anterior (até mesmo o início) e pratique um pouco mais antes de seguir em frente.
- Comece quando seu cão estiver feliz e relaxado.
- Observe seu cão enquanto avança. Pare imediatamente se notar qualquer mudança na linguagem corporal que sugira que ele está preocupado ou desconfortável. Entender a linguagem corporal do seu cão é essencial para ajudar vocês dois a trabalharem juntos.
Um guia passo a passo – Como introduzir um colar ou cone elisabetano no seu cachorro
1- Dessensibilize seu cão
Coloque o colar no chão e espalhe algumas guloseimas ao redor para seu cão encontrar e saborear. Isso ajudará o cão a se acostumar a ver, ou até mesmo tocar, o colar e associá-lo a deliciosas guloseimas.
2- Reforço positivo
Coloque o colar com a abertura para cima, como uma tigela. Espalhe algumas guloseimas dentro do colar, de modo que seu cão precise colocar a cabeça através da abertura para comê-las. É mais seguro para seu cão aprender dessa maneira, pois ele pode facilmente retirar a cabeça se de repente se sentir preocupado.
3- Siga o ritmo do seu cão
Segure o colar ligeiramente inclinado em relação ao chão, para que seu cão tenha que empurrar a cabeça através dele para alcançar as guloseimas, que agora você pode precisar oferecer manualmente.
Deixe seu cão tirar a cabeça do colar e, em seguida, jogue outra guloseima para ele correr atrás e aproveitar. Com sorte, ele escolherá voltar e continuar interagindo com você. Se ele não voltar, deixe-o relaxar e tente novamente mais tarde.
4- Incentive seu cão
Levante o colar. Seu cão deve colocar a cabeça através do colar imediatamente se estiver esperando por guloseimas. Se ele recuar ou ficar agitado, volte um passo e continue um pouco mais para aumentar sua confiança. Recompense-o assim que ele colocar a cabeça no colar, depois remova o colar e jogue outra guloseima para ele correr atrás e aproveitar.
Aumente gradualmente o tempo que seu cão mantém a cabeça dentro do colar. Continue oferecendo uma guloseima de cada vez, esperando cada vez mais entre as guloseimas. Seu cão deve aprender que manter a cabeça dentro do colar não é motivo de preocupação e que isso significa que guloseimas estão a caminho.
5- Movimente-se com o cone
Comece a se mover lentamente enquanto segura o colar ao redor do pescoço do seu cão. Esteja pronto para oferecer guloseimas assim que seu cão colocar a cabeça no colar e mantê-la lá, e depois a cada poucos passos.
Isso ensina seu cão que se movimentar com o colar ao redor da cabeça não é motivo de preocupação e pode ser agradável. Depois, remova o colar e jogue outra guloseima para ele correr atrás e aproveitar.
6- Mestre do cone
Espalhe algumas guloseimas no chão e prenda o colar frouxamente ao redor do pescoço do seu cão enquanto ele as come. Solte o colar e continue a alimentar seu cão enquanto ele o estiver usando.
Incentive-o a se mover enquanto usa o colar, alimentando-o com a mão a cada passo, depois a cada poucos passos. Você também pode fazer um caminho de guloseimas no chão para ele seguir. Em seguida, desaperte e remova o colar, jogando outra guloseima para ele correr atrás e aproveitar.
Agora seu cão está preparado caso precise usar um colar protetor de verdade.
Ajudando seu cão enquanto ele usa um colar protetor
Se você sabe que seu cão vai passar por uma cirurgia e pode precisar usar um colar protetor depois, prepare sua casa com antecedência para ajudá-lo a se mover com facilidade e segurança.
- Mantenha as portas abertas e organize as passagens para que seu cão possa se mover confortavelmente pela casa sem bater nas coisas.
- Bloqueie o acesso às escadas fechando portas ou usando um portão de segurança. No entanto, esteja ciente de que isso pode incomodar seu cão se ele estiver acostumado a ter acesso a todos os lugares, então esteja preparado para ajudá-lo a se acostumar com a mudança.
- Remova qualquer objeto valioso para evitar quebras acidentais, pois seu cão pode não conseguir medir a largura do colar no início.
- Observe seu cão comendo e bebendo, pois pode ser difícil com o colar. Mesmo uma rápida mordida em uma ferida pode causar problemas, então, se você remover o colar durante as refeições, sempre supervisione e coloque-o de volta imediatamente depois. Levante as tigelas de comida e água em uma superfície um pouco mais alta e segura para facilitar o alcance do seu cão enquanto usa o colar.
- Seu cão pode dormir com o colar, mas fique de olho nele caso precise de ajuda enquanto estiver sem supervisão.
- Mantenha seu cão na guia quando estiver fora de casa com o colar. Se necessário, limite-se a passeios curtos para as necessidades. Seu veterinário poderá aconselhá-lo sobre quanto e que tipo de exercício seu cão precisa durante a recuperação.
- Feridas em cicatrização podem causar coceira, então mantenha seu cão ocupado se ele precisar de distração. Use brinquedos que liberem comida de forma duradoura e dê muita companhia e atenção.
Se seu cão ainda estiver com medo ou demonstrando desconforto com o colar, converse com seu veterinário sobre qualquer preocupação que você possa ter e ele poderá orientá-lo melhor.
Redatora e mente criativa por trás do blog Universo dos Cães. O objetivo é compartilhar dicas úteis e histórias encantadoras sobre o mundo dos nossos amigos de quatro patas.