Pular para o conteúdo

Como é a visão de um cachorro? Como eles enxergam o mundo

A visão de um cachorro é muito diferente da visão humana. Eles veem o mundo em menos cores do que nós, mas isso não significa que nossos amigos caninos sejam completamente daltônicos. Mesmo que o mundo visual dos cães não seja tão claro ou colorido quanto o nosso, a capacidade deles de ver movimento é superior.

QUAIS CORES OS CÃES CONSEGUEM VER?

O olho humano funciona graças a três tipos de células detectadoras de cores chamadas cones. Comparando a forma como cada um desses cones é estimulado pela luz visível, nosso cérebro distingue os comprimentos de onda do vermelho dos do verde e os comprimentos de onda do azul dos do amarelo. Os olhos dos cães, como os da maioria dos outros mamíferos, contêm apenas dois tipos de cones. Isso permite que seus cérebros distingam o azul do amarelo, mas não o vermelho do verde.

🐾Inscreva-se e receba novidades para seu cão diretamente na sua caixa de entrada!🐾

Os cães não são completamente daltônicos, mas seus olhos são estruturados de maneira semelhante aos das pessoas com daltonismo vermelho-verde, que também carecem do terceiro tipo de cone normalmente presente em humanos, explicou Jay Neitz, um cientista da visão de cores da Universidade de Washington, que conduziu muitos dos experimentos modernos sobre percepção de cores em cães, ao Live Science.

Podemos ter uma ideia de como os cães veem, disse Neitz, se assumirmos que seus cérebros interpretam os sinais de suas células cones de maneira semelhante aos cérebros das pessoas com daltonismo.

visão de um cachorro

COMO OS CÃES VEEM AS CORES?

Para ver azul e amarelo, cães e humanos dependem de neurônios dentro de uma parte do olho chamada retina. Esses neurônios são excitados em resposta à luz amarela detectada nas células cones (que também estão dentro da retina), mas a atividade dos neurônios é suprimida quando a luz azul atinge os cones. O cérebro de um cão interpreta a excitação ou supressão desses neurônios como a sensação de amarelo ou azul, respectivamente. No entanto, em cães e em pessoas daltônicas, tanto a luz vermelha quanto a verde têm um efeito neutro nos neurônios. Sem sinal para interpretar essas cores, os cérebros dos cães não percebem nenhuma cor. Onde você vê vermelho ou verde, eles veem tons de cinza.

COMO OS CÃES USAM PISTAS PARA DISTINGUIR CORES?

Além disso, como as pessoas com daltonismo, os cães podem usar outras pistas para distinguir a cor que chamamos de “vermelho” da cor que chamamos de “verde”.

Muitas vezes, há boas pistas para ajudá-los a descobrir; por exemplo, objetos vermelhos tendem a ser mais escuros que objetos verdes. Portanto, se for uma maçã escura, uma pessoa com daltonismo vermelho-verde saberia que provavelmente é uma vermelha, e se for uma maçã mais clara, pode ser uma Granny Smith.

A VISÃO DE UM CACHORRO É NÍTIDA?

Além de faltar alguns dos tons percebidos pelos olhos humanos, a visão dos cães também carece de alguma nitidez. Em um estudo de 2017, publicado na revista PLOS One e conduzido na Universidade de Linköping, na Suécia, pesquisadores desenvolveram um teste de acuidade visual canina semelhante aos testes oftalmológicos para humanos. Em vez de discernir letras de tamanho decrescente, os cães eram recompensados com petiscos por identificarem corretamente imagens contendo linhas verticais ou horizontais com espaços cada vez menores entre elas.

Os pesquisadores descobriram que os cães eram muito míopes. Os resultados do experimento sugerem que os cães, em condições de boa iluminação, têm visão de aproximadamente 20/50. Isso significa que eles precisam estar a 20 pés (6 metros) de algo para vê-lo tão bem quanto um humano que está a 50 pés (15 metros) de distância do mesmo objeto.

Algumas raças podem ser um pouco míopes ou hipermetropes, diz Reisberg. “O exemplo mais clássico e bem estudado são os Labradores. Eles podem herdar a miopia, o que pode afetar seu desempenho em campo.” Mas na maioria dos casos, você não seria capaz de identificar um cão míope ou hipermetrope em um grupo.

visão de um cachorro

OS CÃES TÊM VISÃO NOTURNA?

Embora a visão noturna dos cães seja bastante embaçada, cerca de 20/250, de acordo com o estudo de 2017, ela também é muito mais sensível do que a visão noturna dos humanos. Os cães são crepusculares, ou seja, tendem a ser mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer, segundo o American Kennel Club. Enquanto os olhos humanos são cheios de cones, que ajudam a detectar cores e funcionam melhor à luz do dia, os olhos dos cães contêm mais células detectadoras de luz conhecidas como bastonetes, que distinguem entre claro e escuro e, portanto, são melhores em condições de pouca luz.

DETECÇÃO DE MOVIMENTO CANINA

Enquanto você pode pensar que os cães vivem em um mundo visual monótono e embaçado em comparação com o nosso, há uma área em que a visão deles supera a nossa: eles são muito melhores em detectar movimento. Isso se deve a algo chamado taxa de fusão de cintilação crítica. Imagine uma luz que pisca cada vez mais rápido. Quando a luz está piscando 60 vezes por segundo, os humanos acreditam que a luz está brilhando continuamente. De acordo com um estudo de 1989 publicado na revista Physiology and Behavior, essa mesma luz precisa piscar aproximadamente 75 vezes por segundo para enganar um cão.

Essa habilidade provavelmente permite que os cães detectem objetos em movimento, como presas, muito mais rapidamente e com precisão do que os humanos.

visão de um cachorro

Os Cães Conseguem Enxergar no Escuro?

Os cães enxergam melhor no escuro do que as pessoas devido à quantidade extra de bastonetes. A maioria das raças também possui uma camada brilhante na parte de trás do olho chamada tapetum lucidum. Essa camada funciona como um espelho, permitindo que a luz reflita e se intensifique, aumentando a quantidade de luz absorvida pelo olho.

Portanto, não há necessidade de deixar a luz acesa para os cães — eles conseguem ver bem com a iluminação ambiente (como luzes da rua ou da lua) durante a noite. Mas cães mais velhos são uma exceção, diz Reisberg. “À medida que os cães envelhecem, sua visão noturna piora. É quando você geralmente vê um cão idoso se recusar a subir escadas à noite.”

Compartilhar
0 0 votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários