Hoje vamos falar sobre como o usar comida como recompensa no treinamento do seu cachorro:
Além da alimentação normal, existem duas formas principais de usar alimentos com cães:
- Recompensa ou motivador durante o treinamento
- Brinquedos para passar o tempo enquanto o cão está sozinho
Todo cão, independentemente da idade, raça, sexo ou tamanho, responde a dois motivadores básicos:
- A busca pelo prazer
- A evitação do desprazer
Quando alimentos e petiscos são usados de forma adequada, eles se tornam uma ferramenta poderosa para motivar seu cão durante o treinamento ou ocupar o tempo do cão quando você não está em casa e ele está sozinho.
A maioria das pessoas não pensa muito sobre o tipo de petiscos que usa. Elas subestimam a importância de variar os petiscos usados em diferentes situações.
Quando feito corretamente, motivar um cão com comida cria um cão que gosta de treinar, quer participar do processo de aprendizado e se torna um solucionador de problemas. Usar petiscos no treinamento também melhora o vínculo entre cão e treinador.
Quando um treinador aceita o fato de que usará comida no treinamento, ele deve aprender a fazer isso corretamente. O treinamento com marcadores é, sem dúvida, a melhor maneira, este treinamento nos mostrou que diferentes petiscos podem produzir diferentes resultados no nosso treinamento. Vou falar sobre isso mais adiante.
Portanto, tão importante quanto aprender como e quando usar comida no treinamento de cães, é também saber que tipo de comida usar.
Ultimamente, houve uma grande melhoria na quantidade e na qualidade dos petiscos para cães disponíveis.
Alimentar cães com uma dieta totalmente natural tornou-se popular porque pessoas como eu reconheceram que a maioria das rações comerciais são de baixa qualidade. Na verdade, a popularidade de alimentar com uma dieta totalmente natural impulsionou a explosão de petiscos naturais para cães.
Diferentes Petiscos para Diferentes Tarefas
Hoje em dia, há uma variedade de petiscos naturais para cães que podemos escolher. É importante ter uma diversidade de tipos por vários motivos:
- Os petiscos que meus cães amam podem não ser os mesmos que o seu cão ama.
- Cada petisco tem um valor motivacional diferente para o seu cão. É sua tarefa observar constantemente a reação do seu cão ao usar um determinado petisco.
Aprenda a interpretar a reação do seu cão a eles. Alguns petiscos têm um valor tão alto que fazem o cão parar de pensar. Alguns cães não conseguem se concentrar quando sabem que você tem um petisco de alto valor com você.
Os petiscos que deixam seu cão louco não devem ser usados como motivadores em tarefas complexas que exigem muita concentração do cão. Uma tarefa difícil requer que o cão se concentre no que está fazendo. Ele não pode se concentrar se estiver pensando no bife que você está prestes a dar a ele. Idealmente, tarefas difíceis devem ser recompensadas com petiscos de valor médio.
- Alguns exercícios exigem petiscos de menor valor. Os treinadores precisam estar cientes desses exercícios e estar preparados para usar o petisco com o valor correto para o trabalho que estão realizando.
Por outro lado, durante o treinamento, quero que os petiscos sejam muito fáceis de comer. Quero que eles desapareçam quase instantaneamente para que possamos continuar com o treinamento. Os petiscos mais macios são perfeitos para isso.
Estes são apenas alguns exemplos. Com a experiência, você encontrará muitos outros. Veja todos os nossos petiscos naturais disponíveis.
Usando petiscos em brinquedos para cães
Existem vários brinquedos que podem ser carregados com petiscos. Essas bolas de mastigar que liberam petiscos são as melhores que já vi.
O tamanho da abertura em um brinquedo determina o tipo de petisco que você compra. Usamos uma mistura de petiscos nesses brinquedos. Colocamos alguns petiscos maiores junto com petiscos menores, para formar uma mistura. Os petiscos menores caem e recompensam o cão por tentar, enquanto os maiores ficam dentro e despertam o interesse do cão.
Os cães que são realmente viciados em comida aprendem rapidamente a esvaziar um brinquedo cheio de petiscos pequenos. Esses cães devem receber apenas petiscos grandes, que são difíceis de retirar.
Depois que o cão aprende a esvaziar um brinquedo, você pode passar a um petisco mais difícil.
O importante é não deixar o cão desmotivado, mas sim mantê-lo ocupado. É aí que prestar atenção aos detalhes faz a diferença. É um constante equilíbrio encontrar a combinação certa para o brinquedo certo para o seu cão.
- Se você assistir a documentários sobre zoológicos, verá que os melhores zoológicos se esforçam para encontrar maneiras diferentes de usar comida para estimular a mente dos animais. Eles escondem a comida em troncos ou a congelam em blocos de gelo, entre outras mil coisas, apenas para manter os animais ocupados.
Podemos fazer o mesmo com nossos cães. Use sua imaginação. Se você precisa deixar seu cão em um cercado enquanto trabalha durante o dia e alimenta-o com uma dieta natural, por que não encher esses brinquedos com a porção diária de comida do cão e congelá-los durante a noite? Isso manterá o cão ocupado por horas.
- Aprender a usar os diversos brinquedos com petiscos em diferentes situações pode alcançar o mesmo objetivo.
Usando Comida Como Recompensa no Treinamento do seu Cachorro:
Alguns petiscos têm uma vida útil mais longa que outros. Isso é importante se você carrega petiscos nos bolsos do casaco ou em bolsas de isca. Alguns petiscos ficam viscosos e mofados rapidamente, mas geralmente são os que o cão come rapidamente, o que é importante para o treinamento com marcador.
Você precisará pensar em como transportar os petiscos e por quanto tempo pretende mantê-los no bolso ou na bolsa de isca.
Alguns petiscos demoram mais para serem comidos do que outros. O tempo que um cão leva para comer um petisco influencia quando e como ele é usado.
Sempre Experimente um Novo Petisco Antes de Usá-lo no Treinamento
Recomendo sempre deixar o cão experimentar um petisco assim que você comprar um novo. Não espere até ir às aulas de treinamento para deixar o cão provar o novo petisco. Teste-os primeiro em casa.
Nós experimentamos todos os petiscos que vendemos em nossos cães antes de decidirmos vendê-los. No entanto, só porque um produto é rotulado como petisco para cães, não significa que seu cão concordará com o rótulo.
Na primeira vez que você usa um novo petisco, os cães tendem a brincar com ele antes de realmente comê-lo. É como se precisassem se convencer de que é de fato um petisco novo. Muitas vezes, depois que o cão come alguns petiscos, ele decide que são realmente bons e começa a comê-los mais rapidamente.
Se você cometer o erro de tentar usar um novo petisco como recompensa muito cedo durante o treinamento, pode acabar frustrado enquanto espera que o cão coma. Isso quebra o fluxo do seu treinamento.
Nosso Critério na Seleção de Petiscos para Cães
Estamos sempre em busca de novos petiscos saudáveis para usar em nossos treinamentos. Quando se trata de recompensas alimentares, a variedade é o tempero da vida. Mudar as recompensas alimentares mantém o interesse do seu cão e o motiva a ganhar um novo e saboroso petisco.
Quando ouvimos falar de um novo petisco, a primeira coisa que fazemos é revisar os ingredientes. Embora sejamos muito criteriosos com o que permitimos que nossos cães comam em sua dieta principal, não somos tão críticos com os petiscos. Ocasionalmente permitimos que eles tenham um pouco de “junk food” canino nos petiscos, pois não é uma grande parte da dieta deles.
Se os ingredientes parecem bons, compramos alguns petiscos e os usamos em nosso treinamento. Se nossos 5 ou 6 cães não gostarem dos petiscos, não os vendemos.
Há um artigo sobre alimentação com uma dieta natural crua se você tiver interesse em aprender mais sobre isso.
Meu Cão Não é Muito Apaixonado por Comida
Alguns cães parecem ser absolutamente obcecados por comida, enquanto outros não demonstram muito interesse.
Regras Gerais
Como regra geral, todo cão pode desenvolver uma motivação por comida. Alguns simplesmente têm muito mais do que outros. Há várias razões pelas quais alguns cães parecem não se interessar por comida:
- Fome e Recompensa: Os cães precisam estar com fome para que a recompensa alimentar tenha significado. Portanto, quem treina com comida deve mudar o horário de alimentação para depois do treinamento, não antes.
- Comida de Alto Valor: Comece o treinamento com uma recompensa alimentar de alto valor, como pedaços de bife. Isso geralmente desperta o interesse do cão e o motiva no treinamento.
Não há problema em cortar restos de bife em pedaços pequenos e usá-los. Depois que o cão aprende que recompensas alimentares fazem parte do treinamento, você pode mudar para vários petiscos naturais que atendam às suas necessidades de treinamento.
Cães com Baixa Motivação por Comida
- Obesidade: Alguns cães com pouca motivação por comida estão simplesmente acima do peso, um problema comum entre donos que amam seus cães. Para cães com excesso de peso, reduzir as rações diárias é sempre uma boa ideia.
Os cães nunca devem ser alimentados à vontade e sempre devem ser mantidos magros. Por magros, quero dizer que deve haver uma definição entre a caixa torácica e os lombos. Um cão magro é mais saudável e vive mais.
- Aumentando a Motivação: Deixar o cão sem comida por um dia aumenta a motivação alimentar de quase todos os cães. Como regra, não se deve passar mais de dois dias sem alimentar.
Estudos com ratos mostram que há uma redução na motivação e capacidade de aprendizado após três dias sem comida.
Não se acostume a alimentar o cão logo após o treinamento. Espere 2 ou 3 horas. Alguns cães preguiçosos percebem que logo após o treinamento sempre recebem uma grande tigela de comida. Esses cães não se esforçam tanto por uma recompensa alimentar porque sabem que, de qualquer maneira, serão alimentados em breve.
Esse fenômeno parece desaparecer se houver mais de uma hora de intervalo entre o treinamento e a alimentação. Portanto, aumentar e diminuir aleatoriamente os horários de alimentação funciona, desde que seja uma hora após o treinamento.
Alimentação Manual
Cães bem alimentados podem precisar aprender que toda a comida vem da sua mão. Alimentamos nossos cães com uma dieta natural crua.
Tive um cão jovem com pouca motivação por comida, então mudei sua dieta para apenas hambúrguer e deixei-o sem comida por um dia. Depois, por 4 ou 5 dias, a única comida que ele recebia era hambúrguer da minha mão durante o treinamento com marcador.
Lembre-se de que, quando você jejua um cão por um dia e depois oferece hambúrguer, a carne será uma recompensa de alto valor. Então, o cão ficará mais agitado do que o normal. Isso é normal. Nosso objetivo aqui é mais ensinar o cão a valorizar as recompensas alimentares do que treinar uma tarefa complicada. Portanto, só pedimos ao cão para fazer coisas simples que ele já conhece, como tocar a mão ou sentar.
Durante esse trabalho inicial, se ele se distraísse e não prestasse atenção, eu simplesmente o pegava pela coleira, sem dizer uma palavra, e o colocava em sua caixa por 3 ou 4 minutos.
Essa experiência fez maravilhas para a motivação alimentar dele. Depois de uma semana, voltamos às alimentações normais—sempre várias horas após o treinamento.
Motivação com Brinquedos
Esse mesmo conceito se aplica aos brinquedos do cão. Ensinar um cão que ele só brinca com os brinquedos quando você os dá. Depois do tempo de brincadeira, tiramos o brinquedo. Isso aumenta a motivação pelos brinquedos. Fazer isso transforma os brinquedos em uma ferramenta de treinamento, semelhante aos petiscos.
Se o seu cão o ignora durante o treinamento, outra abordagem é simplesmente parar, pegar o cão pela coleira e colocá-lo em sua caixa. Pegue outro cão (temos a sorte de ter um suprimento ilimitado de cães motivados por comida) e deixe o segundo cão comer a tigela de comida do primeiro cão bem na frente da caixa.
Não pense nem por um segundo que isso não comunica uma mensagem clara ao cão que você está treinando. Você só precisa fazer isso algumas vezes antes que ele entenda.
Uma observação importante é que você deve se acostumar a alimentar esses cães dentro de suas caixas. Isso elimina a possibilidade de brigas entre os cães.
Petiscos Naturais vs. Petiscos de Carne
Provavelmente você descobrirá que carne cozida ou crua cortada em pedaços pequenos são os petiscos favoritos do seu cão. Usá-los no treinamento é ótimo, mas pode chegar um ponto em que cortar carne todos os dias se torne uma tarefa cansativa. É aqui que os petiscos naturais entram em cena.
Mistura de Petiscos
O que descobrimos que nossos cães gostam é quando fazemos uma mistura de petiscos. Colocamos pedaços de carne cortada, pedaços de queijo tipo string e vários tipos de petiscos naturais em uma caixa de plástico ou na geladeira. Enchemos nossa bolsa de petiscos a partir dessa caixa.
Quando saímos, selecionamos aleatoriamente um petisco dessa mistura. A variedade dessa seleção aleatória aumenta o interesse dos nossos cães, pois eles nunca sabem qual será a próxima recompensa.
Tamanho Ideal do Petisco
Você já observou um cão comer um pedaço de bife? A menos que o pedaço de carne seja enorme, eles colocam na boca e praticamente engolem.
Eu me pego pensando: “Ei, por que você não mastigou isso um pouco para aproveitar mais?”
A verdade é que os cães sentem prazer no ato físico de comer. Seu cão teria mais prazer em comer um bife cortado em 30 pedaços do que se ele comesse o pedaço inteiro de uma vez.
O tamanho correto de um petisco é o tamanho de uma borracha de lápis. Queremos que nosso cão coma o petisco o mais rápido possível para que possamos continuar com o treinamento. Petiscos pequenos também permitem que vários sejam dados um após o outro durante um treinamento prolongado. É aqui que você alimenta um petisco após o outro para estender a duração de um exercício (como o “DEITAR E FICAR”).
Então, mesmo que os petiscos que você compra possam parecer de bom tamanho quando saem do pacote, você deve quebrá-los em pedaços menores.
Alguns dos petiscos maiores podem ser quebrados em cerca de 10 pedaços menores. Ao quebrar os meus, sempre me pergunto quantas pessoas não fazem isso e acabam desperdiçando 90% do valor desses petiscos ao alimentar o cão com o pedaço inteiro.
Variando as Quantidades e a Colocação da Recompensa para Aumentar a Motivação
Petiscos pequenos permitem que os treinadores utilizem a técnica do “JACKPOT”. Isso significa recompensar o cão ocasionalmente com vários petiscos de uma só vez, funcionando como um verdadeiro motivador para o cão que fez algo realmente bom, similar a ganhar um jackpot em uma máquina caça-níqueis.
Se você está familiarizado com o treinamento com marcadores, sabe que a colocação da recompensa alimentar é uma parte importante do processo de aprendizado. Por exemplo, se você está treinando o cão para tocar sua mão, a recompensa deve ser sempre colocada na mão que o cão tocou com o nariz.
Para cães com menor motivação, fazer o cão se mover para obter a recompensa pode aumentar a motivação. Fazer com que ele salte um pouco aumenta o desejo. Portanto, com esses tipos de cães, não apenas coloque a comida na boca dele. Faça-o trabalhar por isso.
Variando o Tempo da Recompensa
Gostaria de falar um pouco sobre como o tempo das recompensas alimentares pode afetar o desempenho. Isso se aplica mais a pessoas que pretendem competir em vários esportes caninos do que a donos de animais de estimação.
Por “tempo”, não me refiro ao conceito de como marcar ou clicar um comportamento no treinamento com marcadores dentro de 1,5 segundos.
Quero compartilhar um conceito interessante observado em estudos com ratos. Se um rato é treinado para correr em um labirinto e normalmente é recompensado na metade do caminho com uma recompensa alimentar, e depois essa recompensa é retirada, o rato correrá a última metade do labirinto mais rápido do que quando normalmente recebe a recompensa na metade do caminho.
Relacionando ao Treinamento de Cães
Como isso se relaciona ao treinamento de cães? Pense nisso.
Uma rotina de agilidade dura 30 segundos, uma rotina de obediência Schutzhund dura mais de 15 minutos, e uma rotina Mondioring dura 45 minutos.
Se você compete em esportes caninos, consegue compreender esse conceito e experimentar maneiras de melhorar o desempenho do seu cão? Eu não posso fazer isso por você. Isso tem que vir dos treinadores e de como eles entendem seus cães.
Experimentando com a Variação do Tempo das Recompensas
Variações no tempo das recompensas exigirão experimentação, mas você logo descobrirá que isso ajuda seu cão a se concentrar. Claro, haverá um limite onde seu cão pode ficar louco tentando obter aquele petisco. Mas, uma vez que você encontrar o equilíbrio perfeito, aprenderá como obter o melhor desempenho do seu cão.
Usar Petiscos para Aumentar o Instinto de Caça
O instinto de caça é o desejo de perseguir e puxar. Os treinadores podem usar esse instinto como recompensa no treinamento.
Alguns cães nascem com um grande instinto de caça, enquanto outros têm muito pouco. Alguns cães podem ter esse instinto, mas, assim que percebem a presença de comida, ele desaparece. Morgi, o Corgi (um dos nossos cães de casa), é um exemplo perfeito disso. Ela tem um bom instinto de caça, mas também é gulosa. No momento em que pensa que temos uma recompensa alimentar, seu instinto de caça desaparece.
Movimentação rápida com comida na mão pode desencadear o instinto de caça do cão. Lembre-se de que esse trabalho não usa a comida como recompensa, mas sim para aumentar o instinto.
Colocar petiscos de alto valor dentro de uma meia e ensinar o cão a brincar de cabo de guerra com a meia de comida também é eficaz para ensinar cães com baixo instinto de caça e alto instinto alimentar a brincar de puxar.
Esses métodos não funcionarão para pessoas que pretendem treinar em esportes de mordida onde o cão deve ter um instinto de caça sério. No entanto, funcionará para quem deseja competir em agilidade ou obediência e usar um jogo de cabo de guerra como recompensa.
Seus Critérios para Usar um Petisco
No final, cada treinador precisa avaliar quais são seus critérios para o treinamento. Recomendo fazer uma lista. Em seguida, divida esses exercícios em etapas de treinamento. Depois disso, é importante pensar seriamente em como usar a comida como recompensa. Devem usar uma recompensa alimentar de alto valor ou de valor médio?
Eles também precisam saber como seu cão reage a várias recompensas alimentares. Isso só pode ser determinado observando constantemente seu cão e analisando sua resposta ao que você está pedindo. Ninguém pode dizer o que fazer com seu cão. Você precisa descobrir por conta própria. Tome notas e pense sobre isso logo após o treinamento.
Se você é um treinador novo, comece procurando os extremos. Procure os petiscos de valor extremamente alto (podem ser mais de um). Com a experiência, você aprenderá a reconhecer as sutilezas nas reações do cão a petiscos de valor médio. Certifique-se de tomar notas.
Conclusão
Acreditamos que treinar com comida é um dos pilares fundamentais do engajamento. Se você quiser aprender mais sobre o treinamento do seu cão, consulte os vários recursos que oferecemos. A Leerburg se dedica a ensinar treinadores de todos os níveis a manter um vínculo com seu cão enquanto alcançam seus objetivos pessoais de treinamento.
A Leerburg cobre uma variedade de tópicos de treinamento de cães, desde o iniciante até o veterano avançado. Se você estiver interessado, consulte nossos cursos online ou DVDs para mais orientações sobre treinamento de cães.
Redatora e mente criativa por trás do blog Universo dos Cães. O objetivo é compartilhar dicas úteis e histórias encantadoras sobre o mundo dos nossos amigos de quatro patas.