O que é Constipação em Cães?
A constipação é um problema de saúde comum em cães e significa que um cão não consegue passar fezes normais regularmente.
Isso pode acontecer por diferentes motivos e geralmente pode ser facilmente resolvido, mas alguns cães podem desenvolver constipação crônica. Isso pode levar à obstipação, onde as fezes se tornam mais secas, mais duras e compactadas e o cão não consegue defecar de forma alguma.
Causas da Constipação em Cães
Na digestão normal, os resíduos estão cheios de água e eletrólitos à medida que são empurrados através dos intestinos para o cólon por meio de um movimento muscular automático chamado ondas peristálticas. A água é absorvida no cólon e os resíduos são eliminados como fezes.
Se esse processo se tornar lento ou prejudicado, o cólon continuará a absorver água e as fezes se tornarão mais duras, mais secas e possivelmente compactadas.
A constipação em cães geralmente é causada por:
- Falta de exercício
- Dieta pobre ou mudanças súbitas na dieta
- Pouca fibra
- Obstruções causadas pela ingestão de itens não alimentares como lixo, ossos, cascalho ou plantas
- Autolimpeza excessiva que leva à acumulação de pelos nas fezes
- Idade
- Hipotireoidismo
- Problemas renais
- Próstata aumentada
- Cólon aumentado
- Problemas nas glândulas anais
- Desidratação
- Lesão na coluna vertebral
- Certos medicamentos
- Efeitos da cirurgia ou anestesia
- Estresse ou ansiedade
- Tumores
- Trauma na pelve
- Histórico de constipação
Sintomas de Constipação em Cães
Os sintomas de constipação em cães incluem:
- Falta de defecação por alguns dias
- Fezes duras e semelhantes a pedras
- Esforço ao defecar sem produzir muitas fezes
- Desconforto
- Dor ao defecar
- Dificuldade ao defecar
- Muco nas fezes
- Fezes com sangue
A constipação pode ocorrer em qualquer cão, mas é mais comum em cães mais velhos. Isso geralmente é causado pela falta de eletrólitos ou um problema renal. Uma próstata aumentada em cães machos mais velhos também pode causar constipação.
Complicações da Constipação Não Tratada
Se a constipação do seu cão não for tratada, pode se tornar obstipação. Isso acontece quando os resíduos no cólon se tornam tão secos e duros que não podem ser movidos. O cólon então fica cheio de fezes e seu cão é incapaz de eliminá-las. Isso leva a uma condição chamada megacólon.
O cólon se torna desconfortavelmente grande, e seu cão pode ficar inchado e letárgico, perder o apetite, fazer esforço ao defecar e vomitar. Esses sintomas podem levar a complicações mais sérias e podem exigir ajuda médica, como cirurgia, ou uma remoção manual das fezes chamada de de-obstipação.
Pode ser difícil remover manualmente todas as fezes de uma só vez, o que pode levar a vários procedimentos e um alto custo. Dado que o processo envolve anestesia, isso pode representar um maior risco para a saúde do seu cão.
Remédios Caseiros para Constipação em Cães
Na maioria das vezes, a constipação ocasional pode ser facilmente tratada em casa com ajustes no estilo de vida. Você pode ajudar a aliviar a constipação do seu cão com um remédio caseiro, mas certifique-se de conversar primeiro com seu veterinário. A constipação pode ser um sinal de condições mais sérias.
Se o seu cão estiver constipado, você pode experimentar estes remédios caseiros para aliviar sua dor:
- Purê de abóbora. Este purê é rico em fibras e umidade, ajuda a regular o trato digestivo, e o purê de abóbora 100% é o melhor. Não dê ao seu cão recheio de torta de abóbora. Você pode alimentar seu cão com o purê diretamente da lata, e eles considerarão isso uma bela guloseima.
- Ração enlatada para cães. A comida mais macia e o maior teor de umidade ajudarão a regular o sistema digestivo deles e a criar fezes mais macias. Você deve misturar a comida enlatada com a comida normal deles para evitar problemas estomacais.
- Suplementos de fibra dietética aumentarão a fibra em seus corpos, o que ajudará a amolecer as fezes e regulará seus movimentos intestinais. Peça ao seu veterinário para recomendar tipos específicos e dosagens de suplementos para seu cão.
- Acesso à água fresca garante que eles estejam bem hidratados. É melhor incentivar seu cão a beber bastante água. Se eles não estiverem bebendo nada, você deve procurar cuidados veterinários.
- Exercício. Leve seu cão para longas caminhadas para mover os intestinos e estimular um movimento saudável. Exercícios como correr, buscar e perseguir são ótimas maneiras de promover um trato digestivo saudável.
Tratamento da Constipação em Cães
Para constipação crônica ou persistente, seu veterinário pode recomendar algumas mudanças ou outros tratamentos. Estes podem incluir:
Enemas para cães. Enemas podem ser desconfortáveis para seu cão. A maioria dos cães não tolera esse procedimento, e não deve ser forçado ao seu cão. Além disso, as soluções de enema podem ser tóxicas para os cães e causar lesões se forem feitas de forma errada. É importante deixar esses procedimentos para seu veterinário realizar, se necessário.
Laxantes para cães. Você deve conversar com seu veterinário antes de dar uma solução laxante ao seu cão. O uso prolongado e outras condições como desidratação podem tornar as soluções laxantes inseguras.
Dieta de Baixo Resíduo. Uma dieta de baixo resíduo é frequentemente uma solução melhor a longo prazo para constipação persistente. Esse tipo de dieta significa que seu cão pode digerir mais nutrientes e ter menos resíduos para passar para o cólon.
Isso pode ser melhor do que uma dieta rica em fibras a longo prazo. A fibra absorve água do cólon e pode agravar a constipação ao longo do tempo. Esse tipo de dieta geralmente só está disponível através do seu veterinário.
Outras opções de tratamento para problemas graves de constipação podem incluir:
- Remoção manual se o cólon estiver impactado
- Medicamentos bloqueadores de enzimas
- Medicamentos estimulantes nervosos
- Cirurgia
Quando Procurar um Veterinário
Se você perceber seu cão circulando muito, arrastando o fundo pelo chão, agachando-se frequentemente, ou até mesmo chorando de dor, eles podem estar constipados. Se você vir seu cão lutando para produzir matéria fecal, verifique o que eles são capazes de produzir.
As fezes do seu cão podem ser muito pequenas e conter água ou muco. Isso pode parecer diarreia, mas pode ser um sinal de constipação. Você pode pressionar levemente o abdômen do seu cão para sentir se está tenso ou dolorido para ele.
É importante prestar atenção às evacuações intestinais diárias do seu cão. A constipação deve se resolver dentro de 48 horas se o seu cão receber água suficiente, exercício diário e uma dieta balanceada. Se não resolver – ou se o seu cão mostrar sinais de desconforto ou vômito – você deve marcar uma consulta veterinária imediatamente para encontrar a causa.
Quando você visita o veterinário, certifique-se de fornecer o máximo de informações possível, incluindo:
- A última vez que seu cão teve uma evacuação intestinal normal
- Cor e consistência das fezes
- Mudanças na dieta ou na rotina do seu cão
- Itens não alimentares que seu cão possa ter comido (como ossos ou areia para gatos)
- Medicamentos
- Lesões
- Esforço ou dor ao tentar defecar
- Sinais de angústia ou desconforto, especialmente vômito, letargia ou inchaço
Seu veterinário fará um exame físico para identificar quaisquer anormalidades como tumores, objetos estranhos ou um cólon distendido. Às vezes, exames de sangue, raios-X ou ultrassonografias serão necessários para identificar a causa da constipação. Seu veterinário determinará o tratamento adequado para a constipação do seu cão.
Redatora e mente criativa por trás do blog Universo dos Cães. O objetivo é compartilhar dicas úteis e histórias encantadoras sobre o mundo dos nossos amigos de quatro patas.