Nenhum tutor de animal de estimação deseja que seu cão sinta dor. No entanto, como eles instintivamente tentam esconder sua dor e não podem nos dizer quando estão sofrendo, cabe a nós reconhecer os sinais sutis e obter a ajuda necessária para eles.
Muitos comportamentos e mudanças físicas podem indicar que um cão está sentindo dor. Aprenda a reconhecer os sinais de dor em cães, suas causas, o que você pode fazer para ajudar e como discutir suas preocupações com seu veterinário.
Indicativos de que seu cachorro está com dor:
Os cães sentem dor assim como os humanos, mas nem sempre a manifestam da mesma forma. A dor de um cão pode se tornar evidente através de sintomas físicos, mudanças comportamentais e/ou problemas de mobilidade. Estes podem ser sutis, portanto, mantenha-se vigilante e nunca tenha medo de perguntar ao seu veterinário sobre qualquer sinal que possa indicar que seu cão está com dor.
Sintomas Físicos
Quando um cão está experimentando dor, você pode notar sinais físicos sutis ou mudanças na forma como eles carregam o corpo. Aqui estão alguns sinais físicos de dor em cães:
- Músculos tensos ou tremores
- Tremores ou tremedeira
- Costas arqueadas
- Manter a cabeça abaixo dos ombros
- Ofegar
Mudanças Comportamentais
Um cão com dor tende a se comportar de maneira diferente do que é usual para ele. Assim como nós, os cães tendem a ficar mais irritadiços quando estão sentindo dor. Aqui estão alguns sinais comportamentais que podem indicar que seu animal de estimação está experimentando dor:
- Não querer ser tocado
- Lambendo excessivamente
- Vocalização excessiva
- Inquietação
- Agressão
- Mudanças nos hábitos de sono
Problemas de Mobilidade
Se um cão sofreu uma lesão ou está lidando com artrite, você pode notar mudanças em sua mobilidade. Aqui estão sinais comuns de dor em cães que afetam sua locomoção:
- Manqueira
- Andar mais devagar ou recusar-se a andar
- Relutância em pular ou usar escadas
- Dificuldades para deitar-se ou levantar-se
Alguns desses sinais de dor podem ser vistos com problemas médicos ou comportamentais graves, portanto, sempre discuta mudanças no comportamento ou na atividade normal com seu veterinário.
O que Causa Dor em Cães?
Existem dois tipos de dor: aguda e crônica. Uma lesão recente ou doença repentina pode resultar em dor aguda. Coisas que estão acontecendo há mais tempo, como artrite ou doença dentária, causam dor crônica.
Qualquer coisa que danifique as células ou crie inflamação pode causar dor em cães, incluindo:
- Danos aos ossos ou articulações
- Lesões nos tecidos moles, como entorses, distensões ou hematomas
- Problemas nas costas
- Doença dentária
- Infecções nos ouvidos, pele e trato urinário
- Distúrbios estomacais graves
- Alguns tipos de câncer
- Cirurgias
- E muito, muito mais!
Como Ajudar um Cão que Está com Dor
Se você acha que seu cachorro está sofrendo, saiba que há muitas coisas diferentes que você pode fazer para ajudá-lo a começar a se sentir melhor. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para ajudar seu cachorro a lidar com a dor e trabalhar rumo ao alívio.
Marque uma Consulta com o Veterinário
Primeiro, marque uma consulta com seu veterinário para descobrir qual é o problema. Se seu cachorro estiver com dor severa ou apresentar outros sintomas preocupantes, leve-o imediatamente ao veterinário.
Seu veterinário precisará realizar um exame físico e realizar alguns testes diagnósticos. Para identificar o problema, seu veterinário pode precisar fazer radiografias, exames de sangue ou uma ultrassonografia.
Parar ou Modificar Atividades Físicas com seu Pet
Se o seu animal estiver mostrando sinais de dor apenas durante uma atividade, evite-a até que possa conversar com seu veterinário.
Seu veterinário poderá ajudá-lo a descobrir a melhor maneira de ajudar seu animal de estimação, seja parando completamente essa atividade ou estabelecendo modificações que minimizem a dor.
Modificações simples para reduzir a dor em atividades comuns podem incluir:
- Realizar caminhadas mais curtas
- Usar uma rampa ou degraus
- Elevar os potes de comida/água para uma altura mais confortável
Para alguns casos de dor aguda, essas mudanças podem ser temporárias, mas para algumas condições de dor crônica, elas podem ser de longo prazo, ou pelo menos até que outros tratamentos tenham a chance de ter efeito completo.
Mantenha um Registro dos Sinais que Você Está Observando
Todos já passamos pela situação em que vemos certos sinais em casa, mas quando chegamos ao veterinário, tudo parece bem.
Por isso, pode ser útil tirar fotos ou um vídeo do seu animal quando ele estiver mostrando sinais de dor ou desconforto, o que é mais provável de acontecer em casa do que quando estão estressados na clínica veterinária. Anote quando ocorrem e o que seu animal estava fazendo no momento.
Isso ajuda seu veterinário a entender os cenários em que seu cão está sentindo dor, bem como os tipos de sintomas e sinais de dor que eles estão exibindo.
Ter vídeos e fotos do seu cão também pode ajudar seu veterinário a fazer as modificações adequadas na sua rotina e recomendar outros tratamentos para ajudar a minimizar a dor.
Explore Todas as Opções de Tratamento
Existem muitos tratamentos veterinários que podem eliminar ou reduzir tanto a dor aguda quanto a crônica. Converse com seu veterinário para entender quais são as opções de tratamento para o seu cão.
Os tratamentos mais comuns para a dor incluem:
- Medicamentos, incluindo anti-inflamatórios não esteroides, opioides e outros
- Cirurgia
- Reabilitação física
- Terapia a laser
- Acupuntura
- Tratamento quiroprático
- Medicina regenerativa, como terapia com células-tronco
- Massagem
- Suplementos e terapias à base de ervas
- Compressas de gelo ou calor
Faça Perguntas e Não Tenha Medo de Buscar uma Segunda Opinião
Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer ao seu veterinário:
- Como você irá gerenciar a dor do meu animal antes, durante e após a cirurgia?
- Como um tratamento específico ajudará na dor deles?
- Um suplemento pode ajudar a reduzir a dor?
- Que modificações posso fazer em casa para ajudá-los?
- O que mais podemos fazer pela dor deles?
Você também pode sempre entrar em contato com outro veterinário clínico geral, veterinário integrativo, profissional de dor veterinária ou especialistas veterinários como um comportamentalista, cirurgião, oncologista ou neurologista para uma segunda opinião e opções de tratamento adicionais.
Seja o Defensor do Seu Cão
Seu cão depende de você para ser sua voz e obter a ajuda de que precisa.
Portanto, se você acha que seu cão está mostrando qualquer sinal de dor, incluindo mudanças na rotina, preferências e comportamentos, agende uma consulta com seu veterinário o mais rápido possível.
Mesmo que os sinais se resolvam, você deve manter a consulta para garantir que o que quer que estivesse causando a dor não se torne um problema de longo prazo.
Se seu animal estiver ferido, doente ou mostrando múltiplos ou graves sinais de dor, não hesite em levá-lo a uma clínica veterinária de emergência para tratar sua dor o mais rápido possível.
Você é o melhor defensor da saúde do seu cão.
Redatora e mente criativa por trás do blog Universo dos Cães. O objetivo é compartilhar dicas úteis e histórias encantadoras sobre o mundo dos nossos amigos de quatro patas.