Ruídos altos ou inesperados, como fogos de artifício ou trovoadas, podem ser assustadores para muitos cães.
Para um dono, ver seu melhor amigo angustiado pode ser perturbador. Mas não se preocupe, você não está sozinho. Quase metade dos donos de cães já notaram esse tipo de reação em resposta a barulhos altos.
A boa notícia é que existem várias maneiras de ajudar seu cãozinho a superar isso. Abaixo, detalhamos como ajudar seu cachorro a lidar com fogos de artifício e saber se isso está afetando negativamente seu cão e o que você pode fazer a respeito.
Como saber se meu cachorro tem medo de fogos de artifício?
Aqui estão alguns sinais de que seu cão pode estar com medo ou estressado durante os fogos de artifício:
- Choramingar ou latir: seu cachorro pode expressar seu desconforto choramingando, gemendo, latindo, rosnando ou chorando.
- Apego excessivo: ele pode buscar conforto pulando em você, ficando perto ou procurando atenção.
- Ofegar ou salivar excessivamente: a ansiedade pode levar a um aumento na respiração ofegante, salivação ou lamber os lábios.
- Manter o rabo entre as pernas.
- Esconder-se: ele pode tentar encontrar um local seguro ou isolado para se esconder, como debaixo de móveis ou em um armário.
- Tentar escapar: em casos extremos, seu cão pode tentar fugir para se afastar do barulho.
- Tremer ou estremecer: seu cão pode tremer visivelmente quando os fogos de artifício estão ocorrendo.
- Andar de um lado para o outro ou inquietação: ele pode ficar agitado e se mover constantemente.
- Perda de apetite: o medo pode causar perda de interesse pela comida, fazendo com que ele não queira comer.
- Pupilas dilatadas: os olhos do seu cachorro podem parecer mais abertos do que o normal devido ao estresse.
Estas são apenas algumas das maneiras pelas quais seu amigo de quatro patas pode reagir a fogos de artifício e ruídos altos.
Podem haver sinais evidentes de medo, ou sinais mais sutis de preocupação. Vale lembrar que alguns desses sinais também podem indicar problemas de saúde, então, se você tiver preocupações, entre em contato com seu veterinário.
Consulte seu veterinário se puder
Se seu cão apresentar sinais de medo em resposta a fogos de artifício ou ruídos altos, fale com seu veterinário o mais rápido possível. É importante informar ao veterinário para que ele possa verificar se não há problemas médicos relacionados. Ele também pode encaminhá-lo a um especialista em comportamento e dar orientações sobre tratamentos adicionais, como medicação.
Se o veterinário recomendar medicação para seu cão, isso pode ser extremamente útil para o medo de ruídos. A medicação pode ajudar os cães a lidar melhor durante os fogos de artifício e impedir que o medo aumente a cada exposição.
Ensinando seu seu Cachorro a Lidar com Fogos de Artifício
- Fique com seu cão: Seu cachorro pode entrar em pânico se for deixado sozinho. Ter você ou alguém que ele conheça e confie por perto ajudará a mantê-lo relaxado.
- Não saia após escurecer: Certifique-se de estar confortável dentro de casa e bem instalado antes de os fogos de artifício começarem. Nunca force seu cão a sair durante os fogos.
- Dê a medicação prescrita antes dos fogos começarem: Se o veterinário prescreveu algum medicamento, administre-o antes que os fogos comecem.
- Verifique se sua casa e jardim são à prova de fugas: Seu cão pode tentar fugir se estiver assustado, então verifique se portas, janelas e cercas estão seguras.
O que fazer durante os fogos de artifício
- Bloqueie os flashes e os barulhos: Feche janelas e cortinas e acenda as luzes. Coloque música ou a TV para ajudar a disfarçar o ruído.
- Reconheça as necessidades do seu cão e deixe-o escolher:
- Se seu cão quiser se esconder, deixe-o ficar onde se sentir seguro.
- Se ele buscar conforto, dê-lhe atenção e carinho de forma calma. Pesquisas mostram que ignorá-lo não ajuda.
- Se seu cão não parecer preocupado, mantenha-o ocupado com seus brinquedos ou atividades favoritas para evitar que fique ansioso.
- Tente manter-se calmo e relaxado: Seu cão perceberá como você está se sentindo, então faça o seu melhor para relaxar.
- Evite repreender seu cão se ele fizer alguma bagunça por acidente: Isso pode deixá-lo ainda mais assustado.
Após os fogos de artifício
Nos dias seguintes aos fogos, retome sua rotina normal para ajudar seu cão a se acalmar. Fogos de artifício provavelmente ocorrerão em mais de uma noite, então entender o que funciona para seu companheiro canino ajudará a apoiá-lo durante toda a temporada de fogos.
E lembre-se, se seu cão mostrou sinais de medo ou ansiedade durante os fogos de artifício, fale com seu veterinário. Ele pode encaminhá-lo a um especialista em comportamento que poderá criar um plano personalizado para apoiar você e seu melhor amigo na próxima vez.
Nenhum dono quer ver seu amado pet assustado com os fogos de artifício. Mas a melhor maneira de lidar com isso é se preparar com antecedência.
Leia mais sobre as medidas preventivas que você pode tomar para ajudar seu cão na próxima vez que houver fogos de artifício.
Redatora e mente criativa por trás do blog Universo dos Cães. O objetivo é compartilhar dicas úteis e histórias encantadoras sobre o mundo dos nossos amigos de quatro patas.