Os alimentos humanos podem ser o melhor amigo do seu cão — ou o pior inimigo dele. Alguns dos alimentos mais comuns encontrados em casa podem, na verdade, deixar seu cão muito doente. Muitos deles são tóxicos! Mas outros alimentos humanos são perfeitamente seguros e até saudáveis para o seu cão comer.
No entanto, pode ser difícil acompanhar qual é qual, e as intoxicações de animais de estimação são uma ameaça real. Embora nem todas essas sejam relacionadas a alimentos (e muitas são itens domésticos), os alimentos comuns encontrados em casa são um grande contribuinte.
É por isso que você quer estar preparado com todas as melhores informações sobre alimentos a serem evitados e alimentos que seu cão pode comer com segurança. Deixe este guia simples sobre alimentos que seu cão pode ou não pode comer servir como seu “cartão de consulta” para ajudar a manter seu amigão de quatro patas seguro.
20 Alimentos que os Cachorros Não Podem Comer:
Muitos alimentos domésticos são perigosos — e frequentemente tóxicos — para os cães. Alguns dos envenenamentos alimentares mais comuns em cães estão relacionados ao álcool, abacate, nozes de macadâmia, uvas e passas, xilitol e chocolate. Mas seu cão deve evitar todos os alimentos listados abaixo. No entanto, embora estes sejam alimentos perigosos comuns frequentemente encontrados em lares, não se destina a ser uma lista completa.
1- Álcool
Por serem menores do que os humanos, cães e gatos podem ser mais afetados pelo álcool. Os cães muitas vezes são atraídos pelo sabor doce das bebidas alcoólicas, especialmente gemada.
Os sintomas de intoxicação por álcool em animais — incluindo cães — são semelhantes aos sintomas em pessoas, incluindo vômitos, problemas respiratórios, coma e, em casos graves, morte. Mesmo pequenas quantidades de álcool podem levar a arritmias cardíacas, pressão arterial perigosamente baixa ou pior.
2- Sementes/Caroços de Maçã, Damasco, Cereja e Ameixa
Embora as partes carnudas das maçãs sejam seguras para os cães, o núcleo e as sementes de maçã não são. As sementes de maçã contêm cianeto, e embora provavelmente estejam bem em pequenas quantidades, é melhor evitar o núcleo e as sementes completamente.
Mas essas não são as únicas sementes de frutas que seus cães não devem consumir. As sementes e caroços de damasco, cereja e ameixa também devem ser evitados. Estes caroços de frutas também contêm cianeto, que pode causar vômitos, batimentos cardíacos irregulares e rápidos, convulsões, coma e morte. Isso ocorre devido à incapacidade dos glóbulos vermelhos de transportar oxigênio adequadamente para as células.
3- Abacate
Você pode pensar que abacates são saudáveis; no entanto, eles são tudo menos saudáveis para os cães. Abacates contêm uma substância chamada persina que pode agir como um veneno para cães, causando vômitos e diarreia.
Abacates, se ingeridos, também podem desencadear acúmulo de líquido nos pulmões e no peito. Isso pode levar a dificuldades respiratórias e morte por privação de oxigênio.
4- Brócolis
O brócolis contém isotiocianatos que podem ser prejudiciais para os animais de estimação em doses muito altas. Embora pequenas quantidades de brócolis possam ser aceitáveis ocasionalmente, é provavelmente melhor evitá-las, já que existem tantos alimentos saudáveis disponíveis.
Os talos de brócolis também podem às vezes ficar presos na garganta de um cão, causando uma obstrução.
5- Cafeína e Borra de Café
A cafeína contém metilxantinas. Isso pode causar diarreia, vômitos, convulsões e batimentos cardíacos irregulares potencialmente fatais.
Na verdade, o coração do seu cão pode acelerar se ele ingerir acidentalmente borra de café ou consumir alguma bebida rica em cafeína. Isso pode levar a convulsões, tremores, arritmias, dificuldade para respirar e outros sintomas
6- Pele de Frango e Peru, Presunto e Outros Cortes Gordurosos de Carne
Quando se trata de cortes gordurosos de carne, presunto e outros itens gordurosos como a pele de frango ou peru, é melhor descartá-los em vez de alimentar os animais de estimação como um agrado. Esses alimentos contêm alto teor de gordura, o que pode causar pancreatite aguda, uma doença potencialmente fatal com complicações graves.
Evite também ossos de peru. Cães podem desenvolver indigestão grave ou vômitos após comer ossos de peru. Se os ossos se fragmentarem, podem obstruir os intestinos ou danificar o estômago ou intestinos. Em alguns casos, isso pode perfurar o estômago, resultando em uma infecção abdominal fatal.
7- Chocolate
A toxicidade do chocolate é uma das causas mais comuns de envenenamento de animais de estimação durante as festas. O chocolate contém uma substância letal chamada teobromina — quanto mais escuro o chocolate, maior a concentração de teobromina. O chocolate também contém cafeína, e alguns chocolates sem açúcar podem ter xilitol, que é tóxico para cães.
Cães e gatos simplesmente não podem metabolizar o chocolate tão bem quanto os humanos. Chocolate amargo ou chocolate de confeiteiro são os piores ofensores, mas qualquer tipo de chocolate pode ser problemático.
Os sintomas associados à ingestão de chocolate podem incluir hiperatividade, vômitos, diarreia, pancreatite, ritmo cardíaco anormal e convulsões. Se seu cão ingerir qualquer quantidade de chocolate, por menor que seja, você deve ligar imediatamente para o veterinário.
8- Uvas & Passas
Os especialistas não têm certeza exatamente por que uvas e passas são perigosas para os cães, mas essas frutas podem realmente causar insuficiência renal em cães. Alguns poucos bocados são suficientes para causar um grande problema em alguns cães.
Os sintomas de envenenamento por uva ou passa incluem vômitos e diarreia, perda de apetite, mudanças na quantidade de urina passada ou não passagem de urina.
9- Nozes de Macadâmia, Amêndoas & Pistaches
As nozes de macadâmia podem fazer com que os cães sofram numerosos sintomas dolorosos, incluindo fraqueza, superaquecimento e vômitos. Embora o mecanismo exato do envenenamento seja algo de um mistério, essas famosas exportações havaianas são consideradas tóxicas para os cães. Apenas seis nozes podem causar envenenamento grave.
Embora as nozes de macadâmia sejam as mais perigosas, outras nozes podem representar riscos de engasgo ou problemas se forem aromatizadas ou temperadas. Cuidado com pistaches e amêndoas, por exemplo, devido aos riscos de engasgo.
10- Leite e Produtos Lácteos
Leite e outros produtos lácteos devem ser considerados caso a caso. Alguns cães podem beber leite ou consumir produtos lácteos sem problemas. No entanto, alguns cães são intolerantes à lactose ou alérgicos e podem apresentar diarreia e gases se ingerirem leite de vaca.
O sorvete também é ruim para os cães por causa da lactose, do alto teor de açúcar e de gordura. Em vez de dar sorvete ao seu filhote, experimente congelar pedaços de frutas saudáveis que seu cão possa comer.
Quanto ao queijo, está tudo bem em pequenas quantidades, mas prefira queijos com baixo teor de gordura como agrado em vez dos de alto teor.
11- Cogumelos
É melhor pecar pelo lado da cautela e evitar alimentar seu cão com cogumelos. Os cogumelos contêm uma variedade de toxinas que podem causar insuficiência renal e hepática, vômitos, diarreia, alucinações e danos às células vermelhas do sangue.
Cogumelos brancos lavados do supermercado podem ser aceitáveis, mas é provavelmente mais seguro escolher um petisco diferente.
12- Noz-Moscada e Canela
Cães não devem ser alimentados com alimentos contendo noz-moscada. Essa especiaria pode causar alucinações e vômitos graves. Então, mesmo que seu cão esteja implorando por um biscoito temperado com noz-moscada, não ceda.
O culpado é a miristicina, um composto na noz-moscada. Seus efeitos são mais fortes quando consumidos em altas doses ou por um cão pequeno. Mas se seu cão ingerir qualquer quantidade de noz-moscada, ligue para o veterinário para orientação.
A canela também deve ser evitada, não porque seja tóxica, mas porque pode irritar a boca do seu cão e, em alguns casos, causar uma queda nos níveis de açúcar no sangue, o que pode ter efeitos graves na saúde do seu filhote.
13- Cebolas, Alho, Cebolinha e Alho-poró
Muitos proprietários de animais ficam surpresos ao descobrir que as ervas pertencentes à família Allium — como cebolas e alho — não são seguras para seus filhotes. Cebolas e alho contêm sulfoxidos e dissulfetos, que podem danificar as células vermelhas do sangue e causar anemia em gatos e cães. Pós de cebola e alho são encontrados em muitos alimentos preparados — até mesmo em alimentos para bebês — então, certifique-se de ler os rótulos antes de servir alimentos comprados em lojas para seu animal de estimação.
Na verdade, todas as plantas Allium podem causar anemia potencialmente fatal em cães e gatos, incluindo cebolinha e alho-poró. Certas raças japonesas de cães, como Akitas e Shiba Inus, são especialmente sensíveis às plantas Allium, mas as plantas são perigosas para todos os cães.
14- Sal
Quantidades excessivas de sal podem alterar o equilíbrio de fluidos das células do seu cão. Muito sal pode causar tremores, convulsões e até mesmo coma.
Não deixe os olhos tristes do seu cão comprometerem sua saúde, seja por um pedaço de algo com sal grosso, massa de modelar caseira ou batata frita.
15- Comida Apimentada
Mantenha seu filhote longe de comida apimentada. Comida picante pode causar vômitos, úlceras estomacais ou diarreia, o que pode ser doloroso tanto para seu cão quanto para sua carteira.
16- Chiclete e Doces sem Açúcar (Xilitol)
O xilitol é um adoçante encontrado em muitos alimentos humanos, como goma de mascar e doces sem açúcar. Mas em cães, pode causar uma rápida queda no açúcar no sangue que leva à fraqueza e até mesmo convulsões. Alguns cães também podem sofrer falência hepática.
De fato, os casos de envenenamento de cães envolvendo esse adoçante artificial, muitas vezes encontrado em produtos assados sem açúcar também, estão aumentando. A quantidade de xilitol em apenas cinco pedaços de goma de mascar tem o potencial de matar um cão de 65 libras.
17- Tomates e Batatas Cruas
Tomates e batatas estão na categoria de “seguros em algumas formas, perigosos em outras”. Um tomate maduro vermelho é geralmente aceitável. No entanto, as partes verdes da planta do tomate contêm solanina, que é tóxica para os cães. Tomates verdes e não maduros também contêm solanina.
Batatas são a mesma coisa. Se assadas ou cozidas sem aditivos, geralmente são seguras em pequenas quantidades. Mas batatas cruas contêm solanina, que é tóxica para os cães.
18- Tabaco
O tabaco é perigoso e prejudicial para seu filhote. A exposição a produtos contendo nicotina pode causar uma variedade de sintomas, incluindo:
- Vômito
- Diarreia
- Respiração rápida ou trabalhosa
- Agitação
- Ritmo cardíaco anormal
- Instabilidade
- Músculos fracos
- Pressão arterial alta ou baixa
- Convulsões
- Tremores
Exposição mais significativa ou frequente ao tabaco pode levar a gengivas azuis, coma e eventualmente ser fatal. Os cães são curiosos. Eles podem pegar um cigarro que foi deixado na calçada enquanto você passeia, ou fuçar em um cinzeiro com bitucas de cigarro. Se seu cão entrar em contato com tabaco, você precisa agir rapidamente e levá-lo ao veterinário imediatamente.
19- Levedura e Massa Crua
Levedura e massa crua são perigosas para os cães por várias razões. A massa crua pode expandir no estômago do seu cão, causando dor severa e até mesmo torção ou ruptura potencialmente letal do estômago.
Além disso, a levedura e o açúcar na massa crua podem fermentar, levando à intoxicação por álcool. Isso pode se tornar rapidamente fatal e requer intervenção médica imediata.
20- Carne Crua
Nunca alimente seu cão com carne crua ou malcozida. A possível presença de Salmonella ou E. coli, às vezes encontrada na carne crua, pode ser prejudicial para os cães também, não apenas para os humanos.
Seu cão também pode engasgar com os ossos na carne crua.
13 Comidas Seguras para Cachorros
Embora a lista de alimentos que os cães devem evitar seja longa, a lista de alimentos humanos que você pode dar ao seu cão também é bastante extensa! Alguns dos alimentos mais seguros que os cães costumam desfrutar incluem frango ou carne bovina desidratada em quantidades muito pequenas, maçãs (sem o núcleo), feijão-verde e cenouras.
Aqui estão alguns alimentos populares que são seguros para os cães comerem. Esta lista não é exaustiva, mas pode ajudá-lo a começar a encontrar petiscos saborosos para o seu filhote.
1- Maçãs, Laranjas e Bananas
Embora você precise evitar os caroços e sementes de maçã porque são tóxicos, as partes carnudas das maçãs sem sementes são perfeitamente seguras para seus cães. É melhor cortar um pedacinho de maçã, para que não haja perigo de seu cão chegar ao caroço.
As laranjas são seguras se dadas em pequenas quantidades. E, com moderação, as bananas (sem a casca) também podem ser um petisco saboroso.
2- Mirtilos e Amoras
Mirtilos são petiscos saborosos que seu cão provavelmente vai adorar. Mirtilos têm antioxidantes, fibras, fitoquímicos e vitamina C que são ótimos para a saúde do seu filhote.
3- Melão, Manga, Pêssegos, Peras, Abacaxis e Melancia
Existem várias frutas que seu cão pode desfrutar com segurança, então experimente uma variedade e veja qual ele gosta mais!
4- Cenouras, Pepino e Aipo
Procurando por mais ideias? cenouras, pepinos e aipo. Esses vegetais e frutas são opções especialmente ótimas para cães com sobrepeso, já que são tão baixos em calorias.
5- Queijo
Embora os cães devam evitar leite e produtos lácteos em geral, um pouco de queijo de vez em quando é aceitável se você souber que seu cão não é intolerante à lactose.
Apenas lembre-se de que alguns queijos podem ser ricos em gordura, o que é perigoso para os cães. Então, procure por variedades com menos gordura, como um pouco de mussarela, ou pergunte ao seu veterinário qual tipo é o melhor.
6- Ovos
Ovos completamente cozidos podem ser um petisco saboroso e divertido para o seu cão. Ovos mexidos podem ajudar a acalmar um estômago irritado e fornecer uma fonte deliciosa de proteína.
7- Amendoins, Manteiga de Amendoim e Castanhas de Caju
Amendoins e castanhas de caju são seguros para cães quando dados em pequenas quantidades. Devido ao seu alto teor de gordura, no entanto, é melhor dar ao seu cão apenas um pouquinho de vez em quando. Certifique-se de que não estejam temperados, aromatizados ou salgados.
E quanto à manteiga de amendoim? Em moderação, a manteiga de amendoim é deliciosa e rica em proteínas para o seu filhote. Procure por manteiga de amendoim sem sal e evite quaisquer variedades sem açúcar com xilitol.
8- Pipoca e Milho
Pipoca é outro petisco saboroso que seu cão pode adorar. Escolha pipoca sem sal e sem manteiga. E verifique bem a pipoca para garantir que seu cão não pegue nenhum grão não estourado que possa fazer com que ele se engasgue.
É claro que isso significa que o milho (removido da espiga) também é aceitável quando fornecido sem manteiga, sal ou temperos.
9- Coco e Mel
Em pequenas quantidades, o coco é bom para o seu cão (incluindo leite de coco e óleo de coco). Tem ácido láurico e pode até ajudar com alergias. No entanto, alguns cães podem ter dor de estômago com o coco fresco ou leite de coco, então use com cautela. (E evite a água de coco, que não é segura para cães.) Além disso, não deixe seu cão comer a casca peluda, que pode causar engasgo.
O mel, com moderação, também é seguro e vem com muitas vitaminas e minerais bons para o seu filhote.
10- Camarão e Peixe
Camarão totalmente cozido e simples é uma ótima escolha para o seu cão. Remova a casca, cabeça, cauda e pernas, e evite qualquer tipo que tenha sido temperado, salgado ou manteigado.
O peixe também é permitido, especialmente salmão e sardinhas. Certifique-se de que o peixe seja simples, totalmente cozido e sem ossos. Uma boa regra é oferecer este prato ao seu cão no máximo duas vezes por semana.
Atum enlatado simples é seguro com moderação (para evitar excesso de mercúrio e sal). Procure pela variedade embalada em água, não em óleo.
11- Peru
A carne de peru é saudável e segura para cães, desde que você remova a pele, a gordura e os ossos. Ofereça pequenas porções de peru simples como um petisco delicioso e uma ótima fonte de proteína. Evite qualquer coisa que tenha sido temperada ou salgada.
12- Grãos, Trigo e Quinoa
E quanto a grãos, trigo ou quinoa? Assim como o milho, um pouco de trigo ou outros grãos é aceitável. E a quinoa é um pouco mais saudável do que muitos outros recheios. Certifique-se de ficar atento a reações alérgicas.
13- Vagens Verdes
Muitos cães gostam de vagens verdes, seja cruas, cozidas no vapor ou em lata. Elas são seguras, saborosas e saudáveis — uma ótima combinação.
Procure vagens verdes que sejam cruas ou cozidas simples e não tenham especiarias, óleos ou sal adicionados. Corte-as em pedaços menores para prevenir o risco de engasgo.
O Que Fazer se Seu Cachorro Comer Algum Alimento Tóxico?
Se seu cão ingerir um alimento tóxico, obtenha ajuda o mais rápido possível.
Alguns sinais de que seu cão pode ter comido um alimento tóxico incluem letargia, desconforto, dor, vômitos ou fezes com sangue. Às vezes, o estômago de um cão ficará inchado devido ao gás e sentirá duro ao toque. Essa condição dolorosa pode fazer o estômago se romper se não for tratada.
Exatamente o que fazer (como induzir ou não o vômito) varia amplamente dependendo do tipo de toxina ingerida. Na verdade, algumas situações podem piorar se você induzir o vômito.
Não tente descobrir por si mesmo: ligue imediatamente para seu veterinário ou para o controle de intoxicações. O timing é vital. Os tratamentos costumam ser mais bem-sucedidos e a hospitalização é mais curta se um cão receber ajuda rapidamente.
Se você tiver um bom seguro de animal de estimação, vai querer que seu veterinário envie todos os registros sobre seu tratamento posteriormente.
A Conclusão: Concentre-se nos Alimentos Seguros e Saborosos
De toxinas domésticas a alimentos perigosos, pode ser difícil acompanhar as coisas nas quais seu cão não deve se envolver. E os cães nem sempre têm o paladar mais exigente (alguns até comem suas próprias fezes!). Mas se você seguir este guia, poderá ajudar a manter seu cão seguro contra alimentos que possam prejudicá-lo.
A boa notícia é que existem muitos alimentos saudáveis que são seguros e benéficos para desfrutar! Descubra quais da nossa lista seu cão adora e dê a ele como petiscos quando ele for um bom menino.
Às vezes, o inesperado acontece. Se seu amigo peludo ingerir algo inseguro, ele precisará de cuidados veterinários imediatos (e possivelmente caros).
Redatora e mente criativa por trás do blog Universo dos Cães. O objetivo é compartilhar dicas úteis e histórias encantadoras sobre o mundo dos nossos amigos de quatro patas.